Notícias

Jogos Olímpicos: Brasil está entre países de origem de hóspedes que mais viajarão no Airbnb

Confira mais detalhes sobre o comportamento de viajantes ao redor do mundo para acompanhar o evento esportivo mais aguardado de 2024

Reservas de hóspedes do mundo todo nos arredores de Paris para os Jogos Olímpicos aumentam 400%

Crédito: Reprodução/Airbnb

Com pouco mais de um mês para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, o interesse no evento passou a influenciar como hóspedes estão viajando rumo ao verão europeu. As reservas de noites feitas por hóspedes do mundo todo durante as datas das Olimpíadas são cinco vezes (400%) mais altas do que eram na região de Paris no mesmo período do ano anterior1. A oferta de acomodações também cresceu. Paris, a cidade mais buscada na plataforma para esse período2, registrou o maior número de anúncios ativos de todos os tempos na plataforma. Houve um aumento de quase 40% na região de Paris em comparação com o ano anterior3, à medida que os anfitriões se preparam para receber viajantes nacionais e internacionais.

Brasileiros entre os dez países que mais reservaram noites para as Olimpíadas

Segundo um levantamento do Airbnb, hóspedes no Brasil ocupam a oitava posição em números de noites reservadas para check-ins futuros durante as datas dos Jogos de Paris 20244 na França.

Embora hóspedes de mais de 160 países e regiões5 já tenham reservado suas estadias para o evento, os viajantes vindos dos Estados Unidos lideram as viagens relacionadas às Olimpíadas, reservando mais de 20% das estadias nas cidades-sede ou nas proximidades durante os Jogos. Os grandes países vencedores de medalhas em 2020 também estão fortemente representados em termos de nacionalidade dos hóspedes que irão viajar para a França durante o período dos Jogos de 2024: a maioria dos 10 países que mais reservaram acomodações na plataforma está entre os principais vencedores de medalhas em Tóquio 2020. Os hóspedes franceses estão atualmente em terceiro lugar em termos de noites reservadas, mas espera-se que as viagens domésticas aumentem à medida que o evento se aproxima, uma vez que a maioria dos portadores de ingressos é francesa6.

Em termos de crescimento, países e regiões asiáticas estão na liderança: o Airbnb registrou o maior aumento7 de noites reservadas de hóspedes vindos da China Continental, Índia, Hong Kong (SAR) e Japão. Em seguida, vêm a República Tcheca, o México, a Irlanda, o Brasil, Luxemburgo e Colômbia.

São Paulo está entre as dez cidades de origem de hóspedes com mais noites reservadas para as Olimpíadas

Considerando as cidades de origem, São Paulo ocupa o nono lugar8 de onde viajantes mais reservaram noites para assistir aos Jogos Olímpicos. Confira a lista completa:

  • Londres, Reino Unido
  • Paris, França
  • Nova York, Estados Unidos
  • Berlim, Alemanha
  • Dublin, Irlanda
  • Sydney, Austrália
  • Amsterdam, Holanda
  • Seul, Coreia do Sul
  • São Paulo, Brasil
  • Melbourne, Austrália

Distribuição de turismo na França pela plataforma

No ano passado, hóspedes no Airbnb viajaram para mais cidades do que nunca. Seguindo a tendência global de distribuição do turismo, não é só o centro de Paris que está atraindo visitantes durante o período das Olimpíadas. Lugares como Saint Denis, Châteauroux e Lille, também tiveram um aumento significativo no interesse graças à decisão de sediar Paris 2024 em toda a França.

Um dos principais destinos para hóspedes brasileiros é Bordeaux, onde a seleção brasileira de futebol disputará duas partidas durante a fase de grupos. Dados do Airbnb revelam alguns dos principais destinos9 fora do centro de Paris preferidos por brasileiros que estão viajando para apoiar suas equipes nacionais durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024, conforme indicado no gráfico a seguir.

Benefícios para as comunidades locais

De acordo com um estudo10 realizado pela Deloitte, estima-se que as estadias no Airbnb durante as datas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 gerem € 2.000 euros (mais de 2.170 dólares) para um anfitrião típico na região de Paris, tendo um impacto econômico total de quase 1 bilhão de euros (mais de 1 bilhão de dólares) e apoiando quase 7.300 empregos equivalentes em tempo integral no país.

Muitas famílias locais aderiram à plataforma para se beneficiar da oportunidade de se tornarem anfitriões. Só na região de Paris, houve um aumento de quase 40% em anúncios ativos de acomodações no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período de 2023.

“O Airbnb desempenhará um papel importante em acomodar o aumento do fluxo de visitantes que virão para os Jogos, fornecendo opções de hospedagens variadas e acessíveis e apoiando o crescimento econômico geral em áreas que nem sempre beneficiaram do turismo. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024 comprovam como o Airbnb ajuda a redistribuir as viagens e a disseminar os benefícios econômicos, permitindo que as pessoas fiquem em bairros locais, próximos aos locais dos Jogos Olímpicos, como Saint-Denis ou cidades menores, como Châteauroux”, disse Clément Eulry, Diretor Geral do Airbnb na França e Bélgica.

Acomodações mais desejadas

De uma casa perto do Stade de France a um acolhedor apartamento em Lille, as opções de acomodações ainda disponíveis são diversificadas e podem atender diversas necessidades. Para quem ainda quer garantir a sua estadia durante os Jogos ou numa data posterior, o Airbnb apresenta algumas das casas mais desejadas nas regiões de Paris e Lille:

Como Parceiro Mundial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Airbnb pode facilitar a busca por acomodações perto dos locais dos jogos com as comodidades certas para famílias e grupos. Saiba mais aqui.

1 Dados deste material são do final do primeiro trimestre de 2024.
2 Buscas feitas de 1 de janeiro a 31 de março de 2024.
3 Janeiro a março de 2023 e janeiro a março de 2024.
4 Noites reservadas nas áreas-sede entre 1 de janeiro de 2023 até 31 de março de 2024.
5 Noites reservadas até 1 de abril de 2024.
6 De acordo com o Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
7 Noites reservadas nas áreas-sede entre 1 de janeiro de 2023 até 31 de março de 2024 vs. o mesmo período em 2023.
8 Cidades de origem com maior número de noites reservadas durante o período dos Jogos Olímpicos Paris 2024 na França.
9 Noites reservadas para destinos em locais olímpicos ou em suas proximidades durante os Jogos Olímpicos.
10 Relatório realizado pela Deloitte a pedido do Airbnb, intitulado “Contribuições econômicas e sociais do Airbnb na França durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024”. Publicado em abril de 2023.
 

Visite a área de imprensa do Airbnb

Sobre o Airbnb

O Airbnb nasceu em 2007, quando dois anfitriões receberam três hóspedes em sua casa em São Francisco. Hoje, a plataforma conta com 5 milhões de anfitriões que já receberam 1,5 bilhão de hóspedes em quase todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem acomodações e experiências únicas que possibilitam que os hóspedes se conectem com as comunidades de uma maneira mais autêntica.