Notícias

Lavra Márcio Sampaio

Catálogo da exposição é lançado na Galeria de Arte

Divulgação

O catálogo da exposição “Lavra Márcio Sampaio: do todo, uma parte” será lançado na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas no próximo dia 27/2, quinta-feira, às 19h. O evento conta com palestra e distribuição gratuita de exemplares da publicação. As inscrições podem ser feitas aqui.

Na palestra, o público pode conhecer o artista, o curador da exposição e um pesquisador da obra de Sampaio. Saiba mais sobre os convidados:

Márcio Sampaio: escritor, jornalista, crítico de arte, artista visual, curador e professor aposentado da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro da Academia Mineira de Letras (2014). Desde a década de 1960 dedica-se à poesia, ao jornalismo e à crítica de arte, além do trabalho como artista visual. Participou das primeiras manifestações do Movimento de Poema/Processo e da histórica “Semana Nacional de Poesia de Vanguarda”, realizada em 1963, na reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrou, como redator de artes plásticas e ilustrador, a equipe do Suplemento Literário do Minas Gerais.

Marconi Drummond:  é Mestre em Artes (2011) e Doutor em Artes (2024), ambos pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como curador do Museu de Arte da Pampulha, entre 2006 e 2010. Como artista gráfico desenvolve atividades editoriais para galerias de arte, museus, artistas e instituições culturais. Opera principalmente na área das artes visuais e da prática curatorial em diálogo com outros campos de conhecimento. Assinou o projeto curatorial da exposição “Lavra Márcio Sampaio: do todo, uma parte”. 

Flávio Vignoli: designer e artista gráfico. Proprietário da Tipografia do Zé, Papelaria Mercado Novo e Memória Gráfica Mercado Novo, ambos em Belo Horizonte (MG). Possui Mestrado em Artes  pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Em curso, na mesma instituição, desenvolve pesquisa de doutorado intitulada “A obra como caleidoscópio do arquivo de Márcio Sampaio”. A pesquisa investiga a relação de processo e invenção entre obra e arquivo de Márcio Sampaio, descrevendo a sua extensa produção artística transversal e a constituição do seu arquivo, entre os anos de 1965 a 1985.

Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo Municipal e Federal, Fundos do Idoso e da Criança e do Adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Saiba mais sobre a exposição “Lavra Márcio Sampaio: do todo, uma parte” aqui.

Serviço:
Lançamento do catálogo da exposição Lavra Márcio Sampaio: Do todo, uma parte
Palestra com Márcio Sampaio, Marconi Drummond e Flávio Vignoli 
Data
: 27/2 (quinta-feira)
Horário: 19h
Entrada gratuita, com inscrições pela Sympla
Classificação indicativa: 14 anos
Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas – rua da Bahia, 2.244, Lourdes

Exposição Lavra Márcio Sampaio: Do todo, uma parte
Período expositivo: até 9/3
Horário: De terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo e feriados, das 11h às 19h
Agendamento para visitas mediadas e gruposeducativogaleria@minastc.com.br

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança.  O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo. 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura

Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes. Belo Horizonte – MG