Lisboa, com a sua oferta cultural rica e diversificada, consegue atrair e impactar diferentes perfis e gostos turísticos. Seja para explorar museus e monumentos, desfrutar da natureza ou, ainda, para passar um dia relaxante na praia, o destino tem sempre algo a oferecer e encantar.

Cascais Ambiente
A viagem torna-se ainda mais fácil com o Lisboa Card, que permite acesso gratuito a mais de 50 museus e monumentos, além de viagens ilimitadas nos transportes públicos, incluindo ônibus, elétricos e metrô. Para ajudar os visitantes a aproveitarem ao máximo o destino num short break, a Associação Turismo de Lisboa traz uma sugestão de roteiro a seguir.
No primeiro dia, a dica é entrar a bordo do elétrico 15E, com partida na Praça da Figueira rumo à descoberta de Belém, e percorrer toda a frente ribeirinha lisboeta, passando por locais como o Cais do Sodré, a Avenida 24 de Julho, Alcântara e a Rua da Junqueira, terminando nos monumentos de Belém.
Após emendar um almoço num dos restaurantes locais, vale visitar algumas das opções incluídas no Lisboa Card, como o Museu Nacional dos Coches ou o Museu Tesouro Real. Ao fim da tarde, nada melhor que um passeio à beira do rio Tejo ou uma parada para saborear o famoso pastel de Belém.

Turismo de Lisboa
No dia seguinte, o programa continua com uma viagem de trem, desde a estação do Cais do Sodré até Cascais. Ao chegar, a primeira parada é no Parque Marechal Carmona, um espaço com amplos gramados, lagos e um campo para jogos tradicionais. Merecem visitas o Palácio e Museu dos Condes de Castro Guimarães e a Casa Das Histórias Paula Rego.
Na sequência, a sugestão é almoçar num dos inúmeros restaurantes da vila, preferencialmente aqueles localizados junto ao mar, para aproveitar a vista. Depois, uma boa ideia é visitar a Marina de Cascais, que oferece uma vista privilegiada sobre o oceano. Na saída, não deixe de fazer uma curta caminhada pela vila até a Baia onde os visitantes podem relaxar numa pequena praia.
Para os amantes da natureza, o Parque Natural Sintra-Cascais é um tour imprescindível, caracterizado por uma área protegida com paisagens diversificadas e uma biodiversidade rica, que se reflete nos ecossistemas da Serra de Sintra, nas dunas e nas ribanceiras ao longo da costa.

Turismo de Lisboa
Já, no último dia, a recomendação é passear pela zona da Baixa e da Alfama, incluindo a visita ao Castelo de São Jorge, bem como uma caminhada pelas ruas históricas de Lisboa, com paragens em miradouros, como o da Graça. À noite, um jantar típico ao som de fado ao vivo fechará com chave de ouro a experiência.
Com o Lisboa Card, explorar Lisboa torna-se mais simples e conveniente, permitindo aos visitantes poder desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer de forma prática e sem limites. Além de dezenas de acessos, o passe turístico concede descontos de até 50% em várias atrações culturais e serviços voltados aos viajantes.
Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)
Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:
https://www.instagram.com/visit_lisboa