Acomodações de todo tipo você pode escolher entre uma a cinco estrelas, que ficará satisfeito. Da área central você poderá andar por toda a região histórica e encontrar bares e restaurantes de alto nível. E são vários os parques, todos encantadores, entre eles, o da Tête d’Or, The Rhone, Le Jardin des Curiosités, Zoo de Lyon, e o Parc des Hauteurs.
A gastronomia lionense é legendária. Mesmo sendo maravilhosa e uma das melhores cidades da gastronomia francesa, Lyon está fora dos tradicionais circuitos turísticos internacionais. Se não a conhece, procure conhecê-la, pois está passando da hora de visitar essa fantástica e acolhedora cidade francesa, situada bem perto da Suíça, Alemanha, Luxemburgo e Itália. E que tenha uma boa viagem!
Capital das Luzes
Fundada em 43 a.C. por Munatius Plancus (90/14 a.c.?), um tenente do imperador romano Júlio César (100/44 a.C.), Lyon é a terceira maior cidade da França. Belíssima, possui 500 mil habitantes e área metropolitana de 2.300.000, a segunda do país. Situada entre os rios Ródano e Saône, sua arquitetura marcante nos lembra Paris. O centro histórico, formado pelo distrito romano e Fourvière, o bairro renascentista (Vieux Lyon), o distrito da seda (encostas de Croix-Rousse) e a Presqu’île, tornou-se em 1998 Patrimônio Mundial tombado pela Unesco. A Basílica de Notre-Dame de Fourvière é um dos templos mais bonitos para se conhecer.
Desenhada por Pierre Bossan (1814/1888), é inspirada na arte românica e bizantina. Quatro torres e um campanário, onde se encontra no topo majestosa escultura dourada da Virgem Maria. No interior, mosaicos, vitrais e a cripta de São José são de encher os olhos de grande admiração. Na verdade, são duas igrejas, uma em cima da outra. Situada na colina Fourvière, essa grande joia de Lyon é monumental, e pode-se comtemplar de seu pátio a cidade se descortinando triunfante à nossa frente.
Foi em Lyon que Auguste (1862/1954) e Louis Lumière (1864/1948) inventaram o cinematógrafo, ancestral da máquina fotográfica. Se Paris é a “Cidade Luz”, Lyon é a “Capital das Luzes”, cognome que conquistou pelo seu conhecido Fête des Lumiéres, o festival de luz, montado em dezembro. Lyon é irresistível. Uma cidade da inovação, industrial, com tecnologia de ponta e crescente em startups. Além de monumentos da época galo- romana, da Idade Média e Renascentista, e dos séculos XVIII e XIX, possui uma extraordinária arquitetura contemporânea no bairro Confluence. Certamente, a maioria das pessoas bem informadas devem saber que Lyon é sede da “badalada” Interpol (a polícia internacional), da Euronews e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer; também é referência na ortopedia.
Em Belo Horizonte temos vários ortopedistas que fizeram cursos em Lyon, entre eles o renomado ortopedista nacional, Cimar Eustáquio Marques da Silva, do CMH Medicina Hospitalar. O filho, Cimar Macêdo Marques, também ortopedista, fez uma pós-graduação este ano lá. É uma das 40 “cidades mais habitáveis do mundo”, segundo pesquisas internacionais. São Paulo, Goiânia e Curitiba são as cidades-irmãs de Lyon no Brasil.