Notícias

Madeira reaproveitada ganha destaque na decoração de ambientes

De estética singular e alta durabilidade, madeiras reutilizadas permitem a criação de objetos únicos, aliados a uma prática sustentável

(crédito: divulgação istock)

É fato que a disposição dos móveis, as cores e todo o espaço de um ambiente são capazes de proporcionar diferentes sensações para quem o visita. O mesmo é válido para os tipos de materiais que compõem este local. E, quando o assunto é aconchego e bem-estar, a madeira é o elemento que primeiro vem à mente. Pela sua aparência natural e suas características físicas, é muito usada tanto na decoração como na arquitetura.

De visual rústico, suas diferentes tonalidades mesclam bem com praticamente qualquer ambiente. Podendo estar presente nos móveis, no chão em forma de carpete e nos assoalhos ou em decorações, entre outras muitas finalidades, a madeira vem ganhando cada vez mais aplicações por conta dos efeitos que causa. E, por conta de sua resistência, que permite diversos usos, tem crescido o uso de madeira reaproveitada.

Seja pelo custo diminuto, pela questão ecológica ou ainda pelo fato de madeiras de qualidade e até mesmo madeiras nobres serem encontradas em meio a descartes, reaproveitar madeira é uma maneira interessante de reciclar este material tão versátil. Afinal, é possível transformar uma peça de madeira em praticamente qualquer coisa, mas principalmente em peças de decoração, bastando apenas criatividade.

As madeiras de demolição, por exemplo, são materiais extremamente nobres e de alta qualidade, e, não raro, seu reaproveitamento resulta em ótimos móveis. Afinal de contas, passaram no teste do tempo. Costumam ser encontradas em sobras de construções antigas, como em casas ou barracões, mas demandam garimpo. Por ser um material orgânico, não é possível reciclá-lo. Logo, reutilizá-lo é uma atitude bastante sustentável.

Com um tratamento adequado, estes materiais podem receber uma cara completamente nova. De grande valor agregado, seu estilo rústico traz muito destaque para praticamente qualquer ambiente, e é comum ver suas aplicações em projetos de alto padrão. Isso se dá pela exclusividade do material. Também por conta disso, é um material bastante caro para ser adquirido.

Os móveis confeccionados com madeiras reaproveitadas têm a vantagem de serem mais resistentes a cupins e também à exposição no tempo. Além disso, por serem mais velhos, passaram por um longo processo de secagem, o que os torna muito mais resistentes e livres de empenamentos. Por isso, podem também ser usados como portas, em paredes ou até mesmo como pisos.

E, para não correr o risco de se expor ao rústico até demais, o ideal é usar pontualmente objetos de madeira na decoração. Dessa forma, é possível mesclar bem o moderno com o estilo mais bruto da madeira. Outra opção é deixar para aplicá-la mas em ambientes que demandam mais a sensação de aconchego, como sala de estar, quartos e sala de jantar. Mesas e bancadas ficam especialmente bonitas com madeiras de demolição.
O fato é que madeiras reaproveitadas vêm ganhando cada vez mais destaque no universo da decoração. Sustentáveis, podem ser mais econômicas, principalmente quando trabalhadas por conta própria, algo que pode se tornar até mesmo um hobby ou uma profissão. Com as ferramentas certas, como a serra tico tico, é possível confeccionar belíssimas peças de estética única para compor os mais diversos ambientes.