Expectativa é que o Show da Rainha do Pop movimente R$ 293,4 milhões na economia do Rio de Janeiro nesta semana; concerto ocorre no sábado (4), em Copacabana
Cerca de 15 mil turistas internacionais devem desembarcar no Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar o show da cantora Madonna, na praia de Copacabana, que encerra a turnê mundial de ‘The Celebration Tour’, quando a Rainha do Pop comemora com os fãs seus 40 anos de carreira.
Na semana do concerto, a economia do Rio de Janeiro (RJ) ganhará um aporte de R$ 293,4 milhões impulsionados pelo show da artista estadunidense, que acontece neste sábado (4), às 21h30. Desse total, os visitantes internacionais devem movimentar, aproximadamente, R$ 42,8 milhões com hospedagem, alimentação, compras e outras atividades de lazer. E os valores não incluem passagem aérea e outros custos anteriores.
Os 15 mil visitantes do exterior devem desembarcar na capital fluminense entre 28 de abril e 4 de maio. A estimativa de aterrissagens de voos do exterior mostra a movimentação de turistas para o Brasil no período em comparação com a semana de 28 de abril a 4 de maio de 2023.
Entre os mercados que mais emitem turistas para o país, o Chile, por exemplo, saiu de 1.759 chegadas no ano passado para 2.180 nesta semana de show de Madonna, um crescimento de 23,9%. A Argentina, país que mais envia turistas para os destinos brasileiros, por sua vez, cresceu de 2.271 para 2.345, um aumento percentual de 3,3%.
E entre os maiores emissores do mercado europeu, a França mostra um crescimento de 848 entre 28 de abril a 4 de maio do ano passado para 1.415 no mesmo período de 2024. A Holanda tem desempenho ainda melhor, com um crescimento de 129,8%. O número de holandeses que viajam para a região dentro do intervalo comparado saiu de 141 para 439, mais que o dobro. Já a Espanha saltou de 193 para 324 no comparativo, um aumento de 67,9%. E os suíços na região também mostraram crescimento expressivo, de 144 para 238, ou 65,3% de alta.
As cinco principais cidades de origem dos hóspedes internacionais são Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile, Clermont-Ferrand e Paris, na França, e Bogotá, na Colômbia. Já as cidades de origem no Brasil são São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Brasília (DF).
O valor total que deve ser movimentado no Rio de Janeiro é 29 vezes superior aos R$ 10 milhões investidos pela prefeitura local em patrocínios para o evento. Os gastos de turistas estrangeiros levam em consideração dados da pesquisa de demanda internacional/Ministério do Turismo, que estima em R$ 2.853 o gasto médio do turista estrangeiro em uma semana. A performance da artista no Brasil será a única em toda a América do Sul e a expectativa é que mais de 1 milhão de espectadores compareçam à orla carioca para ter ao menos um vislumbre da diva.
A faixa etária dos 30 aos 39 anos é a mais representativa, seguida pelo público na faixa de 20 a 29 anos.
Agenda internacional
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que o Rio de Janeiro tem uma extensa agenda internacional para 2024 e que a missão é cativar esses visitantes para que voltem, fiquem por mais tempo e conheçam outras regiões do país. “O Rio de Janeiro tem experiência em receber grandes eventos, seja de cultura, de esporte ou de política internacional. Por isso, o Rio é uma das vitrines do Brasil. Uma cidade e um estado que são internacionais. Tivemos o Carnaval em fevereiro, teremos o show da Madonna no fim da semana e também teremos a Cúpula do G-20”, elencou.
Freixo destacou que as estimativas também atestam a eficiência do trabalho da Embratur. “Os números mostram crescimentos em mercados estratégicos para o Brasil, em especial a América do Sul e a Europa, que estamos apostando muito e estamos vendo o resultado. Isso é fundamental para alavancar o turismo no país inteiro e é o que faremos. Estamos mostrando o Brasil, a nossa diversidade de destinos, culturas, biomas e histórias, a nossa sustentabilidade e a nossa democracia”, comemorou.
Hospedagem
A prévia da pesquisa de ocupação hoteleira divulgada pelo Sindicato dos Hotéis e Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio) mostrou uma média de 74,51% em hotéis de toda a cidade. Por região, para o dia do show, a previsão é que Copacabana chegue a 100% de ocupação, seguida por Ipanema, com 80%, e o Centro da cidade com 78%. O levantamento foi divulgado em 25 de abril.
Além disso, outro levantamento, pela plataforma Airbnb, mostra que as buscas no site e no aplicativo subiram 1.000% entre 25 e 27 de março, logo após o anúncio oficial da passagem pelo Rio da “Celebration Tour”, de Madonna.