Notícias

Malha aérea internacional da Bahia cresce 36%

O aeroporto de Salvador iniciou a temporada de verão com o crescimento de 36% no número de voos e de 38% no volume de passageiros internacionais. Os dados são da análise das operações de 15 de dezembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024. A ampliação da malha aérea internacional é resultado de acordos firmados entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), as companhias de aviação e a Vinci Airports, que administra o terminal aeroviário da capital baiana. 

Os avanços foram apresentados, nesta terça-feira (9), por dirigentes da concessionária do terminal e da Setur-BA, durante um café da manhã, na praça de alimentação do aeroporto, com a participação de representantes do trade turístico e de jornalistas. Houve um aumento significativo no número de voos de diferentes destinos do exterior. Montevidéu (Uruguai) registrou crescimento de 189%;  Madri (Espanha), de 54%; Buenos Aires (Argentina) aumentou em 20%; e Lisboa (Portugal) cresceu 4%. Ainda foi aberta a nova rota de Santiago (Chile), com escala em Montevidéu, além dos voos fretados de Varsóvia (Polônia). 

 ” O Governo do Estado não tem medido esforços na prospecção de novos voos internacionais para a Bahia, com incentivos fiscais e promoção de destinos, e agora estamos comemorando esses bons resultados. Mas não vamos nos acomodar. O trabalho é contínuo. Já estamos em negociação com uma grande companhia aérea da Europa, acreditando na conquista de mais uma ligação com o Velho Mundo”, sinalizou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

” Essa parceria é super importante. O turismo é um dos geradores de emprego mais rápidos, e o Estado tem se mostrado bastante sensível a essa questão, como na isenção do ICMS sobre o combustível das aeronaves. Não é renúncia fiscal, mas sim um investimento, pois à medida que venham mais turistas, teremos aumento no consumo e na geração de vagas de trabalho”, ressaltou o CEO da Vinci no Brasil, Julio Ribas. 

“O crescimento do aeroporto de Salvador no segmento internacional evidencia o interesse crescente de viajantes estrangeiros pelo destino Bahia, o que reforça o nosso compromisso em proporcionar uma experiência aeroportuária de excelência”, completou o gerente de Marketing e Negócios da Vinci no Brasil, Marcus Campos. 

No final do evento, os convidados acompanharam a apresentação da bateria e de bailarinos do bloco afro Muzenza, com a participação de baianas típicas, que compõem o receptivo especial oferecido pela Setur-BA no aeroporto, onde o visitante dispõe também do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). 

Malha aérea nacional- O crescimento de rotas domésticas no Salvador Bahia Airport supera os números registrados antes da pandemia, com destaque para Goiânia (60%), São Paulo (46%), e Recife (26%). Empresas como a Latam e a Gol aumentaram a frequência de voos em  31% e 7%, respectivamente. Entre as linhas sazonais disponíveis, estão Porto Alegre, São José do Rio Preto, Curitiba e Ribeirão Preto. Nesta temporada, a Gol apresentou um crescimento de 135% em operações noturnas, além de ter retomado o voo de Aracaju. 

Carnaval- Entre a sexta-feira de Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas, o aeroporto da capital terá um aumento de 26% no número de voos, em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a oferta de assentos cresceu 22%. Durante a festa, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza, Vitória, Buenos Aires, Curitiba e Porto Alegre aparecem como os principais polos emissores de turistas.

Crédito da foto: Divulgação