Notícias

Malta anuncia abertura de seu primeiro Museu de Arte Contemporânea

Joana Vasconcelos, conceituada artista portuguesa, fará exposição inaugural, seguida por mostras de Milton Avery e Reggie Burrows Hodges

Joana Vasconcelos 2023 – Exposição “Extravagâncias” no MON – Museu Oscar Niemeyer em Curitiba – Brasil Fotografia: Lionel Balteiro | LaMousse

MICAS (Malta International Contemporary Art Space), o primeiro museu do país dedicado à arte contemporânea, acaba de anunciar que a visionária artista portuguesa Joana Vasconcelosf ará a exposição inaugural do museu em outubro de 2024. O novo museu já tem definida programação de dois anos com exposições diversas de artistas internacionais, além de artistas renomados de Malta.

Localizado no cenário do restaurado Ospizio – uma fortaleza do século XVII de frente para o porto de Marsamxett com vista para a capital Valletta, um Patrimônio Mundial da UNESCO, – os visitantes encontrarão um campus multifacetado de 8.360 metros quadrados que compreende 1.400 metros quadrados de espaço de galeria interna, jardins de esculturas ao ar livre, fortificações restauradas, uma loja e um café. O programa inaugural do MICAS reflete um processo de seleção cuidadosamente gerenciado, projetado para apresentar exposições da mais alta qualidade, que desenvolvam ideias originais, honrem a diversidade e promovam relacionamentos com artistas e museus globais.

“Estamos orgulhosos de que nosso programa estabeleça uma identidade para a Malta Contemporary em um cenário artístico global, ao mesmo tempo em que reafirma nossa independência artística”, disse Phyllis Muscat, CEO e Presidente do Conselho do MICAS. “Isso diferencia o MICAS de outras organizações culturais financiadas pelo governo e nos alinha com museus internacionais sem fins lucrativos.”

Joana Vasconcelos, Egeria, 2018

Joana Vasconcelos

Outubro 2024 – Março 2025

A exposição de abertura do Malta International Contemporary Art Space por Joana Vasconcelos – que foi recentemente contratada para equipar o palco do desfile da Paris Fashion Week 2023-2024 da Christian Dior, – será colorida e exuberante, com uma seleção de instalações apresentada junto com três grandes obras que se conectam com o lado contemplativo da existência humana – Tree of Life, The Garden of Eden e Valkyrie Mumbet. Apresentar esses dois corpos de trabalho juntos ilustrará como os aspectos desafiadores da vida diária criam um desejo e uma necessidade de explorar os lados mais espirituais da nossa natureza para encontrar uma liberação emocional.

Como todas as obras de Vasconcelos, gênero e política cultural estarão em evidência – com a materialidade da obra também desempenhando um papel. Construído com materiais cotidianos, frequentemente associados ao doméstico, Vasconcelos cria obras de escala e significância monumentais.

“É realmente uma honra e um privilégio ser a primeira artista a apresentar uma exposição que abrirá o MICAS, não apenas pelo admirável programa de arte contemporânea, mas também pelo incrível fundo histórico de Malta, em relação às mulheres como artistas, conectando aos antigos templos com escultura contemporânea. “

Joana Vasconcelos, Solitário [Solitaire] #1, 2018

Com as paredes escavadas e históricas das galerias visíveis e a luz natural fluindo por todos os espaços, a apresentação do trabalho de Vasconcelos no novo edifício também será uma celebração da conclusão do projeto de preservação de patrimônio com arquitetura contemporânea.

Outros artistas

Milton Avery e Reggie Burrows Hodges

Outubro de 2025 – janeiro de 2026

As futuras exposições apresentarão obras de Milton Avery e Reggie Burrows Hodges. Avery, um pintor moderno e mestre colorista que influenciou artistas do passado como Barnett Newman e Mark Rothko, será exibido ao lado de um grupo de artistas como Harold Ancart, March Avery, Gary Hume e Nicolas Party, todos influenciados pelas composições de Avery. O pintor Reggie Burrows Hodges apresentará uma nova exposição de trabalhos, muitos deles criados para o museu.

Malta in Focus

Maio 2025 – Agosto 2025

Esta mostra terá como foco apresentar o trabalho de importantes artistas contemporâneos de Malta. Também marcará o início de exposições regulares dentro do programa que exploram e mostram a arte de Malta em um contexto global. Artistas  nesta primeira exposição incluem Caesar Attard, Austin Camilleri, Joyce Camilleri e Anton Grech.