Notícias

Marista e Minascentro firmam parceria para a gestão do Marista Hall

Operação foi confirmada ontem (26/09), com a assinatura do contrato, e demonstra o desejo de ambas as instituições de valorizar a cultura e ampliar as opções artísticas para os mineiros

Representantes do Marista e do Minascentro celebraram ontem (26/09) uma importante parceria em prol da valorização da cultura e da ampliação das opções artísticas para o público mineiro. Eles assinaram o contrato que concede ao Minascentro a administração do Marista Hall, complexo de eventos e shows, localizado no prédio anexo ao Colégio Marista Dom Silvério, no Bairro São Pedro, com capacidade para 5 mil pessoas.

A nova operação envolve a locação e gestão direta do Marista Hall, uma das principais casas de espetáculos de Belo Horizonte. Isso inclui a responsabilidade pelos serviços, a agenda de eventos e atrações, assim como a exploração de atividades econômicas relacionadas a essa atuação, tais como a exploração e gestão direta e indireta de estacionamento, bares, lanchonetes, camarotes, salas, áreas de exposição, fornecedores e parceiros, além de outras áreas e atividades a serem contempladas via concessão. O teatro Dom Silvério, que funciona no mesmo complexo, não faz parte da negociação.

A assinatura do contrato demonstra o desejo de ambas as organizações de oferecer um espaço de encontro para manifestações artísticas e culturais a toda a sociedade mineira, num local que mistura educação, arte e cultura. Para o Ir. José Augusto Júnior, diretor-tesoureiro, da Província Marista Brasil Centro-Norte, o diálogo entre educação e cultura é fundamental para a construção de uma sociedade baseada nos valores da justiça, solidariedade e valorização da diversidade humana e cultural. “Mais do que promover eventos e shows, nossa intenção é desenvolver a reflexão cultural para toda a comunidade, preservando os valores maristas, integrando educação, arte e cultura. Essa é a nossa missão em solo mineiro”, esclarece Ir. Júnior.

O gestor do Minascentro, Rômulo Rocha, acrescenta que o momento é muito oportuno para essa parceria, pois o cenário cultural está de volta com força total, e Belo Horizonte tem carência de equipamentos que comportem eventos do porte de 4 mil a 5 mil pessoas. “A expectativa é, por meio da nossa expertise na área, operar o Marista Hall e disponibilizar mais essa opção ao público e aos produtores mineiros e brasileiros, em ótima localização na cidade. Haverá sinergias com a administração do Minascentro, ao mesmo tempo que é uma oportunidade de associar nossa marca a uma instituição com um importante papel social”, destaca Rocha.

Sobre o Complexo Cultural Marista

O complexo de eventos e shows Marista tem capacidade para 5 mil pessoas e possui três pisos: o primeiro conta com recepção, galerias, bilheterias, acesso ao Teatro Dom Silvério e acessos aos segundo e terceiro pisos. O segundo piso é destinado a feiras, mostras e exposições temáticas. O terceiro conta com a arena reservada a eventos em geral, com capacidade para até 3,5 mil pessoas. A arena tem um histórico de importantes eventos esportivos, pois já sediou jogos da Liga Nacional de Futsal e também foi o local onde as Seleções Brasileiras Masculina e Feminina de Handebol se prepararam para os Jogos Olímpicos de Verão. O espaço já recebeu shows de Demi Lovato, Alanis Morisette, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Norah Jones, Marisa Monte, Avril Lavigne, Humberto Gessinger, além de bandas como Kid Abelha, Rosa de Saron, Cine, Ira!, Capital Inicial, dentre outras.

Sobre o Minascentro

Localizado no Centro de Belo Horizonte, o Minascentro é um importante centro de experiências de Minas Gerais, que recebe e apoia diversos tipos de eventos: arte e cultura, negócios, entretenimento, turismo, empreendedorismo, entre outros. Considerado patrimônio municipal, o edifício que abriga o Minascentro tem a fachada tombada, e o interior conta com ambientes multiusos, modulares e flexíveis, totalmente modernizados e preparados para abrigar eventos de diferentes formatos e dimensões. Dividido em três andares, numa área de mais de 23 mil m2, o local tem capacidade para receber até 8 mil pessoas simultaneamente, com destaque para o teatro que abriga até 1.570 convidados. O Minascentro foi reinaugurado em março de 2022, agora sob a administração da iniciativa privada. O consórcio Chevals/Perfil, ganhador da licitação de concessão promovida pelo Governo de Minas Gerais, tem foco em criar conexões e gerar negócios para toda a cadeia, aliando a tradição, a história e o vínculo afetivo do espaço a uma gestão profissional e centrada na qualidade dos serviços e experiências do público.

Arquibancadas do Marista Hall: (em pé, da esquerda pra direita) Ir. José Augusto Júnior (Marista), Rodrigo Geo (Minascentro), Ir. José de Assis Elias de Brito (Marista), Lucyano Serrano (Minascentro), (sentados, da esquerda pra direita) Rômulo Rocha (Minascentro) e Vanderlei Soela (Marista). Crédito: Nélio Rodrigues