Notícias

Massas e vinhos: combinações irresistíveis para comemorar o Dia do Macarrão

Sommelière da Wine compartilha dicas para servir um delicioso jantar italiano

Divulgação

No Dia do Macarrão, celebrado em 25 de outubro, os amantes da boa mesa têm mais uma desculpa para mergulhar em deliciosas combinações. Quando se trata de harmonizar essa iguaria tão popular com vinhos, a chave está em equilibrar os sabores e intensidades dos ingredientes da preparação com o perfil do vinho escolhido. 

Segundo Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo: “É interessante harmonizar a massa pelos molhos e recheios. A acidez do molho de tomate, por exemplo, pede vinhos com boa estrutura e acidez, como boa parte dos italianos. Já para pratos mais ricos, como a carbonara, um branco refrescante é o par perfeito.”

Confira a seguir algumas sugestões de harmonizações de receitas de macarrão com vinhos. 

Molho pomodoro 

O clássico macarrão ao sugo, que leva o poderoso molho de tomate, rico em acidez,  pede correspondência em acidez no vinho que o acompanha. Nessa hora, a Itália nos surpreende com seus vinhos à base da Sangiovese, altamente saborosos e gastronômicos. Uma indicação é o Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2022, um tinto italiano e meio seco, delicioso e simples como um espaguete ao molho pomodoro. 

https://www.wine.com.br/vinhos/monteguelfo-d-o-c-g-chianti-2022/prod30187.html

Molho bolonhesa  

Outra possibilidade bastante comum é adicionar carne a esse molho vermelho, compondo o famoso molho a bolonhesa, que ganha mais peso e nuances. À medida que você adiciona mais riqueza ao molho, é possível avançar no corpo do vinho, preservando sua acidez, como acontece no Cecchi La Campana D.O.C. Montefalco 2020.  É um blend italiano, que ao amadurecer 14 meses em carvalho para  ganhar estrutura e complexidade, aguenta a intensidade do molho.

https://www.wine.com.br/vinhos/cecchi-la-campana-d-o-c-montefalco-2020/prod29984.html

Carbonara

Se a receita for o saboroso Carbonara, que leva ovos, bacon e queijo parmesão, um branco com boa acidez como o brasileiro Ballade Riesling 2023, vai limpar o paladar, trazer frescor e deixar um gosto de quero mais. Os aromas cítricos deste rótulo combinam bem com sabores intensos como o do bacon. 

https://www.wine.com.br/vinhos/ballade-riesling-2023/prod29480.html

Frutos do mar 

Um macarrão preparado com frutos do mar fica perfeito com um rosé leve, frutado e bem refrescante, como o espanhol Trashumante D.O. Navarra Rosado 2022. A delicadeza deste vinho realça a suavidade dos frutos do mar, enquanto sua acidez traz equilíbrio e frescor, limpando o paladar a cada garfada. Para intensificar a experiência, sirva-o levemente gelado, o que potencializa os aromas de frutas vermelhas e cítricas, tornando a harmonização leve e agradável. 

https://www.wine.com.br/vinhos/trashumante-d-o-navarra-rosado-2022/prod29645.html

Mix de cogumelos

Para os veganos, a dica é uma massa ao molho de cogumelos, explorando as diferentes sutilezas de cada variedade, como Shitake, Shimeji e Porcini. Em comum, todos têm toques mais terrosos, também encontrados na maioria dos vinhos elaborados com a Pinot Noir, como o Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2022, fazendo dessa combinação um match perfeito, que realça os melhores sabores de ambos.

https://www.wine.com.br/vinhos/sibaris-gran-reserva-d-o-valle-de-leyda-pinot-noir-2022/prod29513.html