Notícias

Mercado de carros usados cresce 13,4% e supera 10 milhões de unidades vendidas em 2023 

Em Minas Gerais, 1,8 milhão de veículos foram comercializados, em decorrência da grande oferta de automóveis em cidades como Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia

(crédito: divulgação istock/andreswd)

O mercado de carros usados movimenta bilhões de reais na economia brasileira. De acordo com as informações da Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados), em 2023, mais de 10 milhões de automóveis trocaram de mãos, apontando um crescimento de 13,4%, em relação ao período homólogo.

A ponderação entre o preço e os benefícios de um carro usado é uma prática comum entre os compradores. O valor de um carro seminovo costuma ser menor que o de um novo, mesmo ao considerar os gastos com documentação e eventuais reparos, por exemplo. 

Em um cenário marcado por fatores regionais, os estados de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul destacam-se por apresentar preços mais competitivos. Próprio de uma combinação de fatores, especialmente pela maior oferta de veículos, menor incidência de alguns impostos e menor custo de vida em algumas regiões. 

É mais barato comprar um automóvel em Minas Gerais? 

Minas Gerais é uma das referências com as melhores opções para quem busca carros usados e valores abaixo do mercado nacional. Uma grande oferta de veículos seminovos em BH, Contagem e Uberlândia garante que os consumidores encontrem variedade em modelos e marcas disponíveis.

Segundo Glênio Junior, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Minas Gerais, no Brasil, são contabilizados 14,5 milhões de carros usados ou seminovos vendidos em 2023. Minas Gerais, por sua vez, contribui de forma significativa para esse resultado, com 1,8 milhão de automóveis comercializados e um aumento de 11%, em relação ao ano anterior. 

O crescimento das vendas no último ano era previsto, devido, principalmente, à queda dos juros e à recuperação do mercado de veículos novos, explica Glênio. Com três grandes locadoras automotivas, Belo Horizonte detém 50% do mercado, impulsionadas pela agilidade do Detran-MG no processo de emplacamento. 

É possível andar com o carro usado em outro estado?

Andar com um veículo cuja placa não esteja conforme o endereço do proprietário é uma infração gravíssima, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É obrigatório que a placa do veículo seja alterada para o novo endereço em até 30 dias após a transferência. Uma boa notícia é que a combinação de letras e números permanece a mesma, ajustando apenas a cidade e o estado. O custo desse procedimento é de aproximadamente R$ 100 a R$ 200, dependendo da região.