Intervenções devem diminuir tempo de viagem e reduzir nível de ruídos durante deslocamento dos trens
A concessionária Metrô BH anunciou, nesta segunda-feira (30/10), que as obras de revitalização da linha 1 devem começar na próxima sexta-feira (3/11). A primeira etapa conta com a renovação tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema.
Na permanente, haverá substituição de trilhos, de aparelhos de mudança de via e de lastros (camada de pedra britada entre os dormentes e a plataforma ferroviária). A revitalização também abordará a troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos.
“O usuário do metrô vai perceber benefícios como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará menos tempo de percurso entre uma estação e outra”, explica o presidente do Metrô BH, Guilherme Bastos Martins.
Já na rede aérea de alimentação elétrica dos trens, a renovação abordará trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios e substituição de postes de sustentação, entre outros componentes que trarão mais confiabilidade ao sistema e melhor gestão dos ativos.
Cronograma
Até o fim de março de 2024, estão previstas as intervenções do trecho entre as estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das estações Eldorado a Calafate para os serviços de via permanente.
A maior parte das obras será realizada no período noturno e nos fins de semana, para que os impactos afetem o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional.
Ao longo desse período, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida entre as estações em obras e o intervalo entre os trens pode ser alterado.
A previsão inicial para a conclusão da revitalização da linha 1 é março de 2027. Porém, a concessionária trabalha junto à Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) para antecipar o cronograma e levar à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) todos os benefícios da concessão no menor prazo possível.
Horário habitual
As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias.
Intervalo dias úteis
Os trens têm intervalo, nos dias de semana, de 15 minutos entre um carro e outro. Já nos horários de pico, das 6h às 8h30 no período da manhã e, das 16h30 às 19h, no período da tarde, a cada sete minutos.
Intervalo habitual aos sábados, domingos e feriados é de 15 minutos durante todo o dia.
O valor da passagem permanece R$ 5,30.
Crédito da foto: Pixabay