Arquiteto e urbanista formado em 1983, com uma carreira marcada por contribuições significativas para a arquitetura e cultura em Belo Horizonte.


Atualmente, ele é o diretor do Parque do Palácio, localizado no antigo Palácio das Mangabeiras, que foi a residência oficial dos governadores de Minas Gerais até o início da gestão do governador Romeu Zema. Sob a liderança de Grillo, o espaço foi transformado em um centro cultural aberto ao público, oferecendo experiências artísticas, culturais e gastronômicas.
Em abril de 2022, o Parque do Palácio inaugurou a exposição “Esculturas no Parque”, em homenagem ao centenário do artista mineiro Amilcar de Castro. A mostra reuniu 20 esculturas de grande porte distribuídas nos jardins projetados por Roberto Burle Marx. João Grillo, como curador da exposição, destacou a importância de celebrar a obra de Amilcar de Castro e proporcionar ao público uma imersão na arte em meio à natureza.
Além de sua atuação no Parque do Palácio, João Grillo é sócio-fundador da TerraTile desde 1985 e foi diretor do Instituto dos Arquitetos do Brasil em 1986 e 1993. Ele também atua como conselheiro da Casa Cor Minas, uma das principais mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado.
Em janeiro de 2025, o Parque do Palácio, sob a gestão de Grillo, recebeu a exposição “RADEIR: Horizonte Vertical”, em comemoração ao centenário do cubismo. João Grillo ressaltou a relevância da exposição no contexto das celebrações artísticas e culturais da cidade.
A gestão de João Grillo tem sido fundamental para consolidar o Parque do Palácio como um dos destinos culturais e de lazer mais aprazíveis de Belo Horizonte, integrando arte, cultura e natureza em um espaço histórico revitalizado.
FOTOS ARQUIVO PESSOAL