Centro de Experiências de Belo Horizonte, reaberto em 2022, movimentou o turismo da capital mineira com eventos corporativos, de negócios, feiras e espetáculos culturais
Há dois anos, quando o Minascentro reabriu suas portas em um formato de concessão, promoveu reuniões com empresas e produtores de evento de Minas Gerais para oferecer o “novo espaço”, reformado e aprimorado para receber grandes eventos. Hoje, o centro de experiências é novamente um dos principais espaços para congressos, eventos corporativos e culturais do estado, retomando sua antiga vocação. Depois de um ótimo ano de reabertura em que ultrapassou a marca dos 100 eventos realizados, em 2023 quase dobrou seus números: foram 189 eventos, em que 477 mil pessoas passaram pela casa.
Com vocação para a área de eventos, Rômulo Rocha, sócio gestor do Consórcio Chevals/Perfil, atual gestor do Minascentro e da casa de espetáculos Arena Hall, acredita que as transformações que o espaço sofreu para receber novos eventos foi fundamental para sua retomada e afirmação como um dos mais relevantes espaços para eventos de MG: “Depois da reforma, o espaço ganhou novos ares, cores, tecnologia e modernidade para receber grandes eventos. Hoje temos uma estrutura completa e flexível para atender qualquer evento. E todas essas transformações têm o objetivo de valorizar o Minascentro, um grande patrimônio do público mineiro, como ambiente de conexões e encontros que gera negócios para toda a cadeia produtiva de Minas Gerais”, diz.
No ano passado, o Minascentro promoveu eventos culturais, feiras, formaturas, congressos e encontros corporativos que impactaram muito positivamente o setor de turismo de negócios da capital mineira. Grandes eventos como Minas Trend, Feira de Malhas e Tricô do Sul de Minas, o Dia da Indústria promovido pela Fiemg, o Congresso Lantana de Nutrição, o Minas Summit e a Mostra Minas de Natal, além de espetáculos culturais como Renato Albani, Fabio Porchat, Madeleine Peyroux, Wanessa Camargo, Rodrigo Teaser, Sidney Magal, Juliette e Ney Matogrosso, entre outros, passaram pelo Grande Teatro da casa.
Em 2024, boa parte da grade de programação do Minascentro já está sendo ocupada por grandes eventos que retornam, como as feiras de “Malha de Tricô” e do “Bebê & Gestante”, a palestra de “Prazer, Karnal”, de Leandro Karnal, e o Confeitar Minas. No primeiro semestre deste ano já estão confirmados espetáculos de Alceu Valença, Moana – O Musical e Uma Noite com Bee Gees (Com Geminis Tribute Show), entre outros.
Minascentro
Arena Hall também tem grandes números em 2023
O outro espaço administrado pelo Consórcio Chevals, o Arena Hall seguiu os passos do irmão Minascentro e completou o ano com sucesso nos números. Após sua reabertura, em março de 2023, reconquistou seu posto como uma das casas de espetáculos mais queridas do Brasil. Foram, de março a dezembro, 50 eventos (uma média de cinco grandes espetáculos por mês), com um público no ano de 130 mil pessoas. Uma média de 2.600 pessoas em cada evento.
Para Rômulo Rocha, o Arena Hall voltou com força para a cena cultural da cidade em 2023, retomando sua tradição e protagonismo em Belo Horizonte, depois de algum tempo fechado: “O espaço sempre foi um dos favoritos dos mineiros por sua localização privilegiada (coração da Savassi), além de ser repleto de comodidades como estacionamento, espaço versátil, moderno e 100% climatizado. Depois da pandemia, ficou por um tempo parado. Quando assumimos o Arena Hall, fizemos ajustes e melhorias na estrutura para receber melhor o nosso público. Desde março de 2023 voltamos também a receber os melhores shows e eventos da cidade. E neste ano promete ser melhor.”
Para além dos shows musicais nacionais e internacionais, o Arena promoveu, no ano passado, diversos eventos esportivos como as Supercopas Masculina e Feminina de Vôlei e as finais do Campeonato Brasileiro de Basquete masculino, retomando uma prática que ocorria na época em que o espaço foi inaugurado na capital mineira, há 20 anos.
E 2024 começou com tudo no Arena Hall. Neste ano, o espaço já recebeu Djonga, Marina Sena, Fábio Jr. e Slash. Estão previstos também este ano shows de grandes nomes como Sepultura, Restart, Emicida, Daniel, O Terno, Zeca Pagodinho e as atrações internacionais Bruce Dickinson e Jethro Tull.