Evento junto ao trade turístico tem a intenção de orientar quanto à inscrição de prestadores de serviços do setor no cadastro do MTur, bem como esclarecer o acesso a financiamentos por meio do Fungetur
O Ministério do Turismo vai promover nesta quarta-feira (21.08) um workshop junto ao trade turístico do Pará, na cidade de Salvaterra, a cerca de 90 km de Belém, capital do estado. No evento, será possível tirar dúvidas sobre a inscrição no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) e o acesso a financiamentos privados por meio do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), entre outros assuntos de interesse dos participantes.
O evento terá a presença de representantes dos bancos regionais que oferecem a linha de crédito do Fungetur na região Norte do país, além de membros do Sebrae, que ajudarão a esclarecer questionamentos de micro e pequenos empresários da região e auxiliar na abertura de negócios. O evento marcará, ainda, a capacitação de dois novos agentes fiscais do turismo pelo MTur.
“Nós convidamos os meios de hospedagem, as agências, transportadoras, guias de turismo, dentre outros representantes do setor, para que eles possam ouvir o que a gente tem a falar, como os benefícios de ter o cadastro junto ao Ministério, como realizar o cadastro e, depois, abriremos para dúvidas”, detalha a coordenadora de Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos do MTur, Daniela Saraiva.
O Workshop será realizado das 18h às 21h, no auditório da Escola Estadual Prof. Ademar Nunes Vasconcelos. Encontros do tipo são organizados em várias cidades do país, com a intenção de aproximar o MTur do trade turístico local e sanar dúvidas. As reuniões também abordam temas como qualificação profissional, a regionalização do turismo e o Código de Conduta Brasil, voltado à proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual no setor.
CADASTUR – O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos engloba pessoas físicas e jurídicas que atuam no ramo e é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI (microempreendedor individual). Para mais informações, acesse o site cadastur.turismo.gov.br.
FUNGETUR – O Fungetur, destinado a empresas turísticas registradas no Cadastur, proporciona crédito por meio de agentes financeiros credenciados junto ao MTur, possibilitando a realização de obras de infraestrutura, a aquisição de bens e serviços e a obtenção de capital de giro. Para acessar o Fundo, basta procurar uma das instituições habilitadas, às quais cabe analisar os pedidos e liberar os recursos.
Crédito da foto: Pixabay