Notícias

Ministra do turismo sul-africano vem a São Paulo reforçar laços e alargar possibilidades

A Ministra do Turismo da África do Sul, Sra. Patricia de Lille, realizou em São Paulo, no dia 23 de setembro, uma sessão de engajamento com stakeholders. No país para participar da reunião dos Ministros do Turismo do G20, em Belém, de Lille fez questão de ir também a São Paulo para conversar com membros do trade brasileiro afim de discutir formas de promover o turismo e a conexão entre as duas nações.

Sra. Patricia de Lille, Ministra do Turismo da África do Sul

Ao longo de toda a manhã, a Ministra deixou claro que seu objetivo era ouvir e aprender com os mais de 30 membros do trade e da imprensa de turismo presentes no evento. “Esse evento de engajamento, com os operadores de turismo, as pessoas responsáveis por vender o destino, foi de valor inestimável. Podemos aprender com eles o que devemos fazer, enquanto governo, para que os visitantes vivam uma experiência única na África do Sul”, disse de Lille.

Além disso, a ministra ressaltou a importância de conhecer de perto um dos mercados cujo número de visitantes enviados à África do Sul mais cresce. Em 2024, o aumento vem ultrapassando 100% a cada mês. Em maio, chegou a um pico de 213%. E em julho, último dado reportado, a 195%. Os números são resultado de um trabalho sólido de representação que vem sendo realizado pela TI Comunicações há 20 anos. De 13 mil brasileiros visitando a África do Sul em 2004, antes de pandemia, em 2019, se chegou a 80 mil.

Sra. Patricia de Lille, Ministra do Turismo da África do Sul, Marcelo Marques e Diogo Caldeira, da TI Comunicações

“A visita da Ministra De Lille a São Paulo mostra como a relação entre os dois países é uma prioridade para o governo sul-africano. Poder colocar o trade para fazer essa troca direta com o mais alto posto do turismo do governo sul-africano também indica a importância do Brasil para África do Sul nesse momento de retomada histórica no número de brasileiros que estão visitando a incomparável terra de Nelson Mandela,” diz Marcelo Marques, Gerente de Relações com o Trade do South African Tourism no Brasil.

Com o turismo tendo peso significativo no PIB sul-africano, entende-se porque investir na área é tão importante para o país. E nesse quesito, a parceria com o Brasil é promissora. “O evento hoje não foi algo único, mas parte de um processo, continuaremos a trabalhar o marketing dos dois países para crescer ambos os mercados. Existem tantas similaridades entre o Brasil e a África do Sul que isso será cada vez mais fácil conforme trabalhamos juntos,” disse de Lille.