Apresentação do ‘Painel de Monitoramento das Casas da Mulher Brasileira’ recebeu ministérios parceiros, parlamentares e autoridades
A ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes, participou do evento de apresentação do “Painel de Monitoramento das Casas da Mulher Brasileira”, promovido pelo Ministério das Mulheres e presidido pela Ministra Cida Gonçalves. O evento ocorreu no dia 12 de novembro de 2024, no prédio do Ministério das Mulheres, em Brasília.
O painel apresentado é uma ferramenta tecnológica inovadora que integra o “Programa Mulher Viver sem Violência”, com o objetivo de fortalecer o acompanhamento e transparência na implementação das Casas da Mulher Brasileira (CMBs) e dos Centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMBs). Essas unidades são dedicadas ao combate e prevenção à violência contra as mulheres, promovendo serviços especializados de atendimento e apoio.
Durante o evento, Ana Carla Lopes ressaltou a importância da colaboração entre os ministérios para fortalecer políticas públicas de apoio e proteção às mulheres.
“É uma honra participar deste evento e testemunhar a apresentação do Painel de Monitoramento das Casas da Mulher Brasileira, uma iniciativa fundamental para fortalecer o combate à violência contra as mulheres no nosso país. Como representante do Ministério do Turismo, quero destacar que essa é uma causa de todos nós, e que o turismo também pode ser um canal para promover conscientização e apoio a políticas públicas voltadas para as mulheres”, comentou a ministra substituta do Turismo.
Por meio do painel digital, disponível no site do Ministério das Mulheres, gestores, controle social e a população em geral podem acessar informações atualizadas sobre a localização, estágio de implantação, investimento e cronograma das obras das CMBs e CRMBs. A ferramenta visa não apenas acompanhar a execução dessas unidades, mas também fomentar um diálogo entre o governo e a sociedade civil, além de acelerar a entrega e funcionamento dessas estruturas em diversas regiões do país.
“Hoje convidamos aqui ministérios, parlamentares e representantes da sociedade que são nossos parceiros em programas como o ‘Feminicídio Zero’ e que consideramos importante estarem aqui neste momento”, ressaltou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.
A CASA DA MULHER BRASILEIRA – É um dos eixos do “Programa Mulher Viver sem Violência”, retomado pelo Ministério das Mulheres em março de 2023. Com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres, a CMB integra, no mesmo espaço, diversos serviços especializados para atender mulheres em situação de violência: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
O objetivo principal é facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
Crédito da foto: Pixabay