Notícias

Ministro Celso Sabino destaca importância da sustentabilidade na abertura do Festival das Cataratas

Evento em Foz do Iguaçu (PR) reúne o trade turístico de todo o Brasil e conta com parceria entre MTur e Itaipu Binacional para promoção de ações responsáveis

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do setor no Brasil. Em sua 19ª edição, a feira, com três dias de duração, reúne produtos e serviços do ramo e envolve o trade turístico de todo o país, além de nações vizinhas como Argentina e Paraguai. A solenidade de início do Festival, realizada na noite de quarta-feira (05.06), contou com a presença de várias autoridades nacionais e internacionais presentes ao encontro, que atrai 9 mil pessoas e 1,3 mil expositores.

No seu discurso, o ministro Celso Sabino destacou a importância de a abertura do evento ocorrer no Dia Mundial do Meio Ambiente. “É muito oportuno estarmos aqui justamente neste período em que o mundo pensa, vive e divulga a sustentabilidade. Não existe turismo sem sustentabilidade e nós precisamos continuar dando exemplo ao mundo”, defendeu.

Celso Sabino também enalteceu a contribuição da cidade paranaense para o desenvolvimento do turismo nacional. “Foz do Iguaçu é um local estratégico, na medida que abriga uma das maiores joias do turismo brasileiro: as Cataratas do Iguaçu, um dos nossos principais cartões-postais. Apenas no ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 1,8 milhões de visitas”, ressaltou.

FEIRA INTERNACIONAL – O ministro do Turismo também prestigiou a Feira, que contou com um estande do MTur expondo cidades integrantes da Estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) implantada pela Pasta e que auxilia avanços em áreas como acessibilidade, inovação e mobilidade. Foz do Iguaçu é um dos municípios envolvidos.

Em parceria com Itaipu Binacional e o Programa Mais Acesso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o MTur também promove durante o Festival ações de incentivo ao turismo responsável. O objetivo é sensibilizar o trade turístico quanto a benefícios da acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, divulgando pesquisas sobre o perfil deste público.

“O governo federal trabalha em várias frentes para promover a inclusão no país, e ampliar a acessibilidade no turismo faz parte dessa estratégia. Afinal, todos merecem conhecer os atrativos brasileiros em sua plenitude”, enfatizou Celso Sabino.

No espaço de Itaipu Binacional no evento, a parceria oferece cursos de capacitação sobre o atendimento a turistas com deficiência. Além disso, a equipe do Programa Mais Acesso da UEA vai realizar pesquisa com expositores da feira para colher informações sobre a acessibilidade nos seus destinos e as dificuldades encontradas para receber este público.

Segundo o último estudo do MTur sobre turismo acessível, 65,2% das pessoas com deficiência são influenciadas pela acessibilidade ao escolher um destino de viagem. 77% delas sempre ou quase sempre viajam acompanhadas, e 32,2% ganham mais de seis salários mínimos.

CALENDÁRIO – Eventos como o Festival das Cataratas integram o Calendário Turístico Oficial do Brasil, criado para divulgar os principais eventos do segmento no país e incentivar a escolha de destinos por viajantes. A criação do calendário foi oficializada pela Lei 14.865/2024, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a então ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes.

A ferramenta é composta de informações repassadas voluntariamente por municípios, que podem solicitar a inclusão de eventos no Calendário a qualquer momento ou acrescentá-los diretamente no sistema, mediante senha, no endereço eletrônico que vai abrigar os dados.

Crédito da foto: Pixabay