Notícias

Ministro Celso Sabino participa de evento para estimular o empreendedorismo

Aproximadamente 90% do setor de turismo é formado por pequenos negócios e emprega milhares de pessoas 

“Quero iniciar celebrando a parceria que o governo federal, especialmente o Ministério do Turismo, tem com o Sebrae, que tem contribuído para o fortalecimento dessa atividade econômica tão importante no nosso país”. Foi assim que o ministro Celso Sabino iniciou seu discurso durante o evento “Transformar Juntos” nesta terça-feira (09/07), em Brasília. Promovido pelo Sebrae Nacional, a cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do presidente do Sebrae, Décio Lima.

Com cerca de 90% dos negócios do setor de viagens formado por micro e pequenas empresas, o ministro Celso Sabino ressaltou a importância desses empreendimentos. “O turismo contribui com 8% do PIB brasileiro e seguimos firmes para alcançarmos os dois dígitos. Sabemos que essa atividade emprega dezenas de milhares de pessoas em todo o país. E o Sebrae tem ajudado nas ações do Ministério do Turismo, com o reconhecimento de que quase a totalidade dos empreendimentos da indústria do turismo é formada por micro e pequenos empreendedores”, disse.

Durante seu discurso, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, destacou dados do turismo trazidos pelo ministro Celso Sabino. “Ele tem um número que chamou a atenção: em quatro meses, recebemos 3,2 milhões de turistas estrangeiros. O recorde tinha sido 6,6 milhões no ano. Em quatro meses, 3,2 milhões; multiplica por 3, no mínimo nós estamos falando de 9,6 milhões de turistas estrangeiros. Isso é emprego na veia, porque o turismo é isso e envolve pousadas, hotéis, restaurantes, ou seja, é uma atividade que movimenta a economia”, destacou.

O evento, que espera reunir cerca de dois mil gestores públicos, busca debater e construir caminhos de desenvolvimento econômico e social para os municípios brasileiros, a partir do compartilhamento de experiências de sucesso. Serão três dias de uma intensa programação que envolve palestras e oficinas.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, parabenizou os gestores presentes e ressaltou a importância deles na transformação que o país precisa. “Esse novo modelo de desenvolvimento social e econômico que a gente almeja, mirando na inclusão que passa pelo fomento aos pequenos negócios, só é possível se trabalharmos juntos”, afirmou.

Temas como o estímulo às economias do futuro com ações de turismo, envolvendo sustentabilidade, economia criativa e inovação, irão fazer parte das discussões. O objetivo é que novos negócios sejam pautados por estes pilares, transformando a realidade econômica e social do país, promovendo a inclusão social e valorização da diversidade e da sustentabilidade.

“O Ministério do Turismo tem no Sebrae um parceiro para todas as horas para impulsionar o setor no país. Estamos focados na criação de novos produtos, na melhoria da infraestrutura, na desburocratização do setor e na qualificação profissional, a fim de garantir para os visitantes a melhor experiência turística possível”, finalizou Sabino.
 

Acesse AQUI a matéria também no portal do Ministério do Turismo.

Crédito da foto: Pixabay