Iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae movimentou trade local e vai ajudar a realinhar Comitê de Turismo; evento percorrerá mais quatro cidades sul-americanas
A capital uruguaia Montevidéu foi a primeira cidade a receber o Roadshow Visit Brasil de 2024. Até o dia 27 de fevereiro, a iniciativa da Embratur em parceria com o Sebrae irá percorrer outras quatro metrópoles da América do Sul: Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia). No evento, os operadores de turismo poderão explorar e descobrir a variedade de destinos e experiências que o Brasil tem a oferecer.
Em cada uma das cinco cidades, a Embratur irá atuar com atores distintos dos trades locais. No Uruguai, a proposta, segundo o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais, Alexandre Nakagawa, é aproximar os mercados e reativar as atividades do Comitê de Turismo do Uruguai.
“Esse foi o primeiro dos cinco roadshows programados para a América do Sul. Nosso objetivo é, além de estreitar parcerias e gerar negócios para mostrar um Brasil para além de sol e praia, agregar outros produtos, serviços e destinos turísticos. A gente faz uma reaproximação importante com o Comitê do Uruguai, pois é um grupo de empresários uruguaios coordenados pela Embaixada e especializados em Brasil que fazem a promoção do nosso país”, ressaltou.
Uma das responsáveis pelo Comitê na Embaixada do Uruguai é Maria Abib. Ela, que atua no setor de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Montevidéu, explica como é importante a volta das atividades do grupo.
“Esse momento é uma oportunidade muito grande para compartilhar estratégias com o Comitê, que há anos estava sem atividade, e assim fomentar o turismo e aumentar o número de turistas. Foi uma oportunidade na qual os agentes de viagens puderam conhecer muitos destinos, pois é importante conhecer para vender e oferecer esses destinos a seus clientes”, frisou.
O Uruguai enviou, somente em 2023, 334.703 visitantes ao Brasil, segundo informações do Portal de Dados da Embratur.
Destino: América do Sul
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esse roadshow tem o objetivo de fortalecer a presença e a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo para os nossos vizinhos, além de estabelecer e consolidar parcerias estratégicas que irão beneficiar a promoção e o fluxo de turistas para o país.
“Nossos vizinhos da América do Sul, pela proximidade geográfica e cultural, são quem têm maior facilidade para acessar a diversidade dos nossos destinos. Por isso, estamos trabalhando muito para ampliar a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres, trazendo esses turistas para desfrutar tudo que o Brasil tem de bom para oferecer”, observou Freixo.
A América do Sul é um dos mercados mais importantes para o Brasil. Só em 2023, recebemos 3.492.304 de turistas do continente, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). Esses turistas contam com 2.768 voos para cá, operados por 17 companhias aéreas.
Promovida pela Embratur e pelo Sebrae, a iniciativa conta com o apoio institucional do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior, além da LATAM.
Confira as próximas datas do Roadshow Visit Brasil:
– Buenos Aires, Argentina: 20 de fevereiro
– Santiago, Chile: 22 de fevereiro
– Lima, Peru: 26 de fevereiro
– Bogotá, Colômbia: 27 de fevereiro.