Notícias

Movimento no aeroporto de Caruaru tem crescimento gigantesco

De acordo com os números da Dix Aeroportos, empresa responsável pela administração do terminal, o fluxo de passageiros embarcados e desembarcados passou de 145 pessoas em junho de 2023 para 2.165 passageiros no mesmo período deste ano

O aviões ATR 72-600 com 70 lugares substituíram o Cessna Grand Caravan que leva apenas 9 passageiros – Divulgação

Com o início das operações a partir do dia 10 de junho das aeronaves da Azul modelo ATR 72-600 na rota Recife-Caruaru, com 70 lugares, em substituição aos aviões Cessna Grand Caravan, com apenas 9 lugares, a movimentação no Aeroporto Oscar Laranjeiras registrou um crescimento gigantesco no mês passado.

De acordo com os números da Dix Aeroportos, empresa responsável pela administração do terminal, o fluxo de passageiros embarcados e desembarcados passou de 145 pessoas em junho de 2023 para 2.165 passageiros no mesmo período deste ano, o que representa uma alta de cerca de 1.500%.

“Com uma população 380 mil habitantes e sendo o segundo município mais populoso do interior pernambucano e o quarto do interior nordestino, Caruaru, localizado a 130 km do Recife, tinha uma demanda reprimida para voos com destinos corporativos e turísticos com conexões nacionais e internacionais que agora passou a ser atendida”, afirma Samuel Prado, diretor da Dix Aeroportos, empresa pernambucana que também é responsável pela gestão do aeroporto de Fernando de Noronha e, em consórcio com a Socicam, administra os aeroportos internacionais de Belém e Macapá, além de 11 terminais aeroportuários no interior de São Paulo.

Segundo o Osíris Lins Caldas Neto, presidente do Conselho Superior Deliberativo da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – Acic, a ampliação da oferta de voos é uma facilitadora de toda a movimentação econômica que acontece na região e fortalece o ambiente de negócios.

De acordo com ele, a troca nas aeronaves vai beneficiar de imediato a realização da 38ª edição da Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco promovida pela Acic, que deve receber mais de 500 compradores de todas as regiões do Brasil de 29 a 31 deste mês. “Na última edição do evento, 24 milhões de reais foram gerados”, destaca Lins que também é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Pernambuco (Facep).

“A Acic está desenvolvendo o projeto “Caruaru 200 anos”, que irá propor ações fundamentais para os próximos 33 anos e não podemos vislumbrar a construção desse futuro sem ter um aeroporto que comporte o crescimento que a cidade tem hoje e que terá ainda mais no futuro”, destaca.

A rota Caruaru-Recife da Azul, com voos diários, possibilita a conexão com voos para os principais destinos do País como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de destinos internacionais como Montevidéu, no Uruguai, e Orlando, entre outros.