Feiras tiveram a presença do ministro Celso Sabino, que articulou melhorias na conectividade aérea do Brasil, se reuniu com investidores e autoridades, recebeu prêmios dedicados ao país e acompanhou a promoção de atrativos
A participação em uma apresentação gastronômica do Mato Grosso do Sul encerrou nesta quinta-feira (07.03) a agenda do ministro do Turismo, Celso Sabino, na ITB Berlim 2024, uma das maiores feiras mundiais do setor. Ao longo da semana, além de acompanhar a exposição de atrativos nacionais no estande do Brasil no evento, o titular do MTur também se reuniu com autoridades de países estratégicos, entre outros compromissos.
Durante encontro com representantes da Argentina, por exemplo, acompanhado do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, Sabino discutiu a possível adoção da política de céus abertos, permitindo que empresas brasileiras e argentinas operem voos domésticos nos territórios. O ministro se reuniu, ainda, com membros do Governo da Arábia Saudita, para articular avanços na oferta de voos, a facilitação do ingresso de visitantes e a promoção mútua de atrativos.
A agenda internacional do ministro do Turismo começou na última sexta-feira (1º de março), quando ele esteve na 33ª da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, uma das mais expressivas feiras de viagens da Europa e que também teve um estande do Brasil. Na passagem pela capital portuguesa, Sabino e empresários brasileiros apresentaram oportunidades de negócios no país a investidores estrangeiros, em uma reunião na Embaixada do Brasil.
O ministro Celso Sabino faz um balanço positivo da missão oficial no exterior. “Tanto na ITB quanto na BTL, houve um grande interesse pelos nossos variados atrativos e, também, pelas diversas oportunidades de investimento no país. Isso certamente reflete um novo posicionamento da imagem do Brasil no mundo, de um país compromissado com pilares como a sustentabilidade econômica, ambiental e social; a diversidade, a democracia e a inclusão e de uma nação que oferece enormes possiblidades para empreender no turismo”, avaliou.
Ainda na ITB, durante reunião com representantes da Argentina, Sabino recebeu a notícia de que o Brasil vai ser o homenageado da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) 2024, em Buenos Aires. A exposição alemã também foi palco da entrega de dois prêmios ao Brasil pela Associação dos Escritores de Viagens do Pacífico (PATWA, na sigla em inglês): o de “Destino do Ano” e o de “Ministro do Turismo de 2023 da América do Sul”, na categoria “Governança”.
VISIBILIDADE – Organizados pela Embratur, os estandes do Brasil na ITB Berlim e na BLT Lisboa reuniram vários coexpositores, incluindo diversos estados, empresas aéreas e operadores receptivos, entre outros. Os espaços também ofereceram aos visitantes óculos de realidade virtual contendo imagens da Amazônia; cooking shows com pratos típicos de localidades a exemplo do Mato Grosso do Sul e do Pará, e aulas de elaboração de caipirinha.
Os focos prioritários de promoção do Brasil nos dois eventos internacionais envolveram segmentos a exemplo de natureza, gastronomia, cultura, turismo de luxo, povos indígenas e LGBTQIA+. Os estandes foram palco, ainda, de ativações da campanha “Brasil for Foodies”, para a eleição do país como melhor destino gastronômico da América Latina no World Travel Awards 2024, o “Oscar do Turismo”. A votação popular segue até o dia 17 de abril. (Vote AQUI)
Acesse AQUI a matéria também no portal do Ministério do Turismo.
Crédito da foto: Pixabay