Notícias

MTur participa de feira internacional de Enoturismo Responsável

A expectativa com o evento é divulgar os roteiros turísticos nacionais ligados ao vinho, além de negociar a vinda da próxima edição da Cúpula para o Brasil 

O Brasil estará presente na Cúpula Global de Enoturismo Responsável, que reúne, a partir desta terça-feira (19.03), renomados especialistas do setor em Punta Del Este, no Uruguai, para discutir a promoção dessa indústria a nível global. A expectativa da participação brasileira no evento é negociar a realização da próxima edição da Cúpula no Brasil, já que o Enoturismo nacional tem se destacado no mercado turístico.

Representando o Ministério do Turismo, o secretário Nacional de Política de Turismo, Milton Zuanazzi, levará ao púbico as experiências brasileiras que estão incentivando o desenvolvimento desse produto turístico no país. O secretário será um dos palestrantes no debate da rodada de negócios “Os Casos de Sucesso de Destinos Responsáveis”, onde apresentará o levantamento dos estabelecimentos vitivinícolas que atuam no segmento de Enoturismo no Brasil.

“O Brasil tem crescido muito no enoturismo. Ao contrário do século XIX, século XX, quando a maioria das vinícolas tinham uma visão de indústria de vinhos, as vinícolas desse século XXI já nascem com viés de atender aos turistas. Então é uma forma diferente de conceber a própria empresa, desde a forma de contratação, até a ligação com hospedagem, alimentação, harmonização de vinhos, enfim, um outro método de gestão”, destacou o secretário.

Presente atualmente em 17 estados, o Enoturismo brasilerio tem ganhado espaço para fomentar o potencial turístico do setor e oferecido diferentes produtos e serviços aos turistas. A produção da iguaria, que antes se concentrava na região Sul, hoje se expandiu para o Centro-Oeste, Sudeste e até o Nordeste com a fabricação de vinhos de qualidade.

Durante a Cúpula, será possível ampliar a promoção desse segmento turístico para o público nacional e estrangeiro, como ressalta o Secretário. “Nossa ideia é trazer este evento, quem sabe no ano que vem ou em 2025, para o Brasil, para estimulamos ainda mais a produção desta bebida tão histórica nas origens da humanidade e que traz turistas do mundo inteiro até nós”, completou Zuanazzi.

A Cúpula incluirá, ainda, uma área de exposição, reuniões de negócios, sessões acadêmicas com especialistas nacionais e internacionais, uma área de exposição para divulgação de produtos turísticos e um calendário de atividades para reunir líderes da indústria do vinho e do turismo, enólogos, sommeliers e grupos de interesse no setor gastronômico.

ENOTURISMO – O Ministério do Turismo incentiva o enoturismo pelo Brasil e trouxe essas experiências para a última edição do Salão Nacional do Turismo, que aconteceu em dezembro do ano passado. Quem esteve na mostra pode conferir as bebidas do “Vale dos Vinhedos” e a “Serra Gaúcha” do Rio Grande do Sul e também da região Centro-Oeste que revelou um cenário promissor para a vitivinicultura brasileira, no espaço da “Vinícola Brasília (DF)” e “Vinhedo Lacustre (DF)” com degustações especiais.

Acesse AQUI a matéria também no portal do Ministério do Turismo.

Foto: Pixabay