Notícias

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, promove lançamento de livro que aborda mineiridade, amor e racismo 

“A Camélia que ainda não brotou”, de Luiz R. R. Silva, questiona barreiras raciais e sociais

Divulgação

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) em Mariana, na região Central do Estado, promove, neste sábado (23), das 10h às 14h, o lançamento do livro “A Camélia que ainda não brotou” (Editora Urutau), de Luiz R. R. Silva. O evento, que conta com o apoio do Movimento Negro de Mariana, integra os programas Minas Criativa e Minas Literária, da Secult-MG, e se insere no contexto do Mês da Consciência Negra. A entrada é gratuita. 

“A Camélia que ainda não brotou” é uma prosa que busca a poesia por meio de dois temas principais: a mineiridade e o amor. “Minas foi construída a partir da exploração da mão de obra africana e da perseguição da população indígena. Os interiores permaneceram intocáveis porque foram segurados firmemente pelas mãos de coronéis opulentos e cruéis. Toda essa mística cria o cenário de florescimento para um amor, entre um homem negro e uma mulher branca. Um relacionamento difícil, que tem de superar barreiras raciais e sociais”, explica o autor.

Natural de Piranga, na Zona da Mata mineira, Luiz R. R. Silva é poeta, escritor, pesquisador histórico e autor de quatro livros. Atualmente reside em Mariana, onde cursa história pela Universidade Federal de Ouro Preto. “A Camélia que ainda não brotou” se passa em um passado imaginário, mas que se respalda em uma realidade dura. 

“Trato da dureza do coronelismo na Zona da Mata mineira, do ódio à cor preta, em contraste a dita democracia racial que o Brasil regozija para si. Junto a isso busco falar de um amor, que quer quebrar barreiras e se ver livre”, finaliza o autor.

Luiz R. R. Silva – Foto Reprodução Instagram @luizricardoresende

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Inaugurado em 1987, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, localizado em Mariana, foi desenvolvido com o propósito de preservar e difundir a memória do escritor ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens (1870-1921), um dos principais autores simbolistas da literatura nacional. No acervo, objetos pessoais do poeta, objetos referentes à sua carreira de juiz, fotografias, sua biblioteca particular, além de documentos textuais, com destaque para os artigos publicados em periódicos e muitos outros!

Serviço:

Lançamento do livro “A Camélia que ainda não brotou” (Editora Urutau), de Luiz R. R. Silva 

Data: Neste sábado (23), das 10h às 14h 

Local: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens (Rua Direita, 35, Centro – Mariana)

Entrada gratuita