Notícias

Museu da Diversidade Sexual disponibiliza programação de julho com terapia comunitária e cursos de formação

O Hospital Gedor Silveira atende 154 municípios e e deveria receber de parte deles um valor mensal de R$ 385 mil, totalizando R$ 4,620 milhões até junho de 2024

Além das exposições no no museu, instituição também contará com nova edição do “rolezinho” e encontro do Clube do Livro

O Museu da Diversidade Sexual anunciou sua nova programação para o mês de julho com novidades. Além das exposições exclusivas: “Pajubá: a hora e a vez do close” de média duração e “Artes Dissidentes: o céu que brilha no chão”, de curta duração, a instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo terá roda de terapia comunitária, novo episódio do Podcast MDS, cursos de formação e novas edições do Rolezinho e Clube do Livro.

Confira a programação completa abaixo:

  • Terapia Comunitária Integrativa.

Dia 12 de julho, às 10h, o Museu da Diversidade Sexual terá nova edição das “Rodas de Terapia Comunitária”, encontros para que pessoas diversas possam ter um espaço de acolhimento e escuta ativa. O objetivo destes encontros é que os participantes possam criar condições para transformar um grupo impessoal em uma comunidade dinâmica, solidária, que legitima sua história e reconhece os valores de sua cultura.

O encontro que tem indicação livre será gratuito e acontecerá no Centro de Empreendedorismo do MDS, na Avenida São Luis, 120 – República, São Paulo.

Confira informações aqui.

  • Clube do Livro

No dia 15 de julho, às 19h acontecerá o sexto encontro do Clube do Livro, uma iniciativa do MDS que tem como objetivo fomentar o interesse pela literatura.

O livro de julho será Autobiografias Trans: “Monstrans”, de Lino Arruda. O encontro acontecerá de forma online e será gratuito, com a mediação feita por Caio Jade, transmasculine que faz doutorado na USP estudando tais autobiografias.

Para inscrições e mais informações, acesse aqui. O Clube do Livro é gratuito e tem indicação livre.

  • Novo episódio do Podcast MDS: “Glauco Mattoso e a literatura fetichista”

No dia 26 de julho, às 18h, será lançado um novo episódio do Podcast MDS, iniciativa do museu que tem como objetivo discutir temáticas em torno da diversidade sexual ao longo da história.

O novo episódio conversa com Glauco Mattoso, poeta brasileiro, que explora a liberdade sexual na literatura brasileira. Disponível em todas as plataformas de áudio, o episódio discute sua obra, opiniões e seus temas recorrentes como cegueira e homossexualidade.

Após sua publicação, o episódio estará disponível em todas as plataformas digitais.

  • Nova edição do “Rolezinho”

No próximo Rolezinho LGBTQIA+ que acontecerá no dia 27 de julho, o Museu da Diversidade Sexual discutirá os desafios e avanços no acesso de pessoas com deficiência em São Paulo, incluindo direitos à cidade e à sexualidade. Com isso, vamos conhecer a São Paulo que existe para a Gata de Rodas, blogueira, diretora da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, palestrante, militante e ativista pela diversidade sexual, discutindo as transformações que têm ampliado o acesso de pessoas com deficiência à capital paulista. Falaremos de direito à cidade, portanto, mas também de direito à sexualidade, já que Gata é uma das responsáveis por ampliar a presença de pessoas com deficiência na maior Parada do Orgulho do mundo.
 

O ponto de partida do rolezinho será no Museu da Diversidade Sexual às 15h, com classificação livre e gratuita. A ação educativa já foi premiada pelo IBRAM com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal.

  • Curso de Marketing Digital para Empreendedores (CE)

No dia 27 de julho, no Centro de Empreendedorismo e Formação do Museu da Diversidade Sexual, será realizado umencontro formativo imersivo com a ministrante Jéssica Danesi. Durante a formação, serão abordados conceitos básicos de marketing, gestão de marca e marketing digital, para que as pessoas participantes possam aplicar esses conceitos em suas vidas reais e extrair os benefícios dos processos demonstrados no encontro. A atividade é indicada para artistas, empreendedores e pessoas da área da comunicação. Entretanto, todas as pessoas que tiverem interesse em melhorar sua atuação nas mídias digitais certamente vão se beneficiar da formação.

A formação acontecerá das 10h30 às 16h30 e será gratuita. Para inscrições e mais informações, acesse aqui.
 

  • Formação – Como gerar engajamento nas Redes Sociais dos Museus?

Para fechar a programação, no dia 31 de julho, o Museu da Diversidade Sexual oferecerá a formação “Como gerar engajamento nas Redes Sociais dos Museus”, ministrado por Beatriz Oliveira, coordenadora de Comunicação da Diversidade Sexual. O curso terá abordagem prática e detalhada para aumentar o engajamento nas redes sociais dos museus, e visa capacitar profissionais de museus a atrair e manter a atenção do público, promovendo maior interação e participação nas plataformas digitais.

A formação acontecerá às 19h, e online e será gratuita. Para inscrições e mais informações, acesse o site oficial do MDS.

Para mais informações sobre a programação do Museu da Diversidade Sexual acesse o site www.museudadiversidadesexual.org.br/programacao.


Sobre o Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ – contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Crédito da foto: Pixabay