Notícias

Na China, Ministério do Turismo acompanha agenda sino-brasileira em comitiva do vice-presidente do Brasil

Representado pelo secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos, Carlos Henrique, o MTur integrou reuniões para fomentar a parceria turística entre os países 

Na última semana, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique, fez parte da comitiva do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em visita à China. Dentre as diversas pautas sino-brasileiras tratadas na viagem, o fomento do turismo entre os dois países foi um dos destaques dos encontros.

No primeiro dia de agenda, o secretário participou do “Seminário Econômico Brasil-China: Os Próximos 50 Anos”. O evento celebrou as cinco décadas de relações diplomáticas entre os dois países, iniciadas em 15 de agosto de 1974. Um dos destaques do encontro foi o consenso de que os dois países são parceiros estratégicos, sendo o relacionamento diplomático com o Brasil uma prioridade para os chineses. A China é o maior parceiro comercial do Brasil que, por sua vez, se consolidou como o terceiro país que mais recebe investimentos chineses no mundo.

No mesmo dia, Carlos Henrique participou de uma reunião de coordenação interna com a delegação brasileira da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação e Concertação (COSBAN), realizada na embaixada do Brasil, em Pequim. Na ocasião, o secretário pontuou a retomada do voo da Air China de Pequim para São Paulo, via Madri, ampliando a conectividade aérea entre os países. Além disso, ele enfatizou que o Ministério do Turismo credenciou, para 2024, 276 agências de turismo para atuarem na recepção de grupos de turistas chineses em viagem ao Brasil.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância da participação do MTur neste encontro. “A ampliação da conectividade aérea entre Brasil e China é uma das prioridades da nossa gestão. Não poderia ser diferente com parceiros tão importantes para o Brasil como os turistas chineses”, disse.

REUNIÃO BILATERAL – No segundo dia de missão à China (06.06), o secretário nacional participou da VII Sessão Plenária da COSBAN, realizada no Grande Palácio do Povo, sob a coordenação do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e do vice-presidente da China, Han Zheng. A COSBAN conta com diversas subcomissões temáticas, dentre elas a de Cultura e Turismo.

Durante a reunião, foram debatidos temas relacionados ao comércio bilateral e ao novo futuro das relações China-Brasil. Na ocasião, foi apresentado, ainda, um relatório da Subcomissão de Cultura e Turismo, enfatizando a importância de fomentar a cooperação turística entre os países, bem como a necessidade de empenhar esforços para ampliar a conectividade aérea entre China e Brasil.

No mesmo dia, Sobral participou, ainda, de uma reunião com o vice-ministro de Cultura e Turismo da China, Zhang Zhen. Em seu discurso, Zhen destacou a admiração do país em relação ao Brasil por ter os melhores recursos turísticos do mundo. Ele ressaltou, ainda, que, em 2019, o maior país recebedor de turistas chineses na América Latina foi o Brasil, bem como este foi o que mais enviou visitantes do continente latino-americano à China no mesmo ano.

INVESTIMENTOS – No terceiro dia da missão à China, Carlos Henrique Sobral integrou a comitiva do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ao lado de diversos ministros de Estado, no encontro com o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB). Entre os ministros presentes, estavam os titulares das pastas da Agricultura, Casa Civil, Desenvolvimento e Assistência Social; e Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

O AIIB, que tem como um de seus principais eixos de atuação os projetos de investimentos em infraestrutura verde e ações climáticas, estabeleceu uma meta ambiciosa: garantir que 50% do financiamento geral aprovado até 2025 seja direcionado ao financiamento climático. Em 2021, o banco anunciou que todas as suas operações seriam alinhadas a esse objetivo, com a expectativa de que as aprovações cumulativas de financiamento climático atinjam US$ 50 bilhões até 2030.

Até o final de 2022, o AIIB já havia aprovado US$ 6,81 bilhões em financiamento para 202 projetos de infraestrutura sustentável, distribuídos entre 33 países membros.

G20 – Em reunião com a comitiva brasileira, o vice-ministro da Cultura da China, Zhang Zhen, confirmou que o país enviará representantes ao Brasil para participar da reunião de ministros de Turismo do G20, que acontece em Belém (PA), em setembro próximo. Zhen estendeu convite ao MTur para participar da Feira Internacional de Turismo da China, a realizar-se em novembro de 2024, em Xangai.

Crédito da foto: Pixabay