Notícias

Nadadores do Minas vão em busca de final olímpica com revezamento 4x200m livre

Dupla minastenista compõe o time de revezamento 4x200m livre (Arte/Minas Tênis Clube)

Os minastenistas Eduardo Moraes e Fernando Scheffer disputam, nesta terça-feira (30/7), o revezamento 4x200m livre pelo Time Brasil e vão em busca de vaga na final, a partir de 6h (horário de Brasília), na Paris La Défense Arena. Completam a equipe brasileira Murilo Sartori, do Flamengo, e Guilherme Costa, o “Cachorrão”, do Unisanta.  

Scheffer, que foi medalhista de bronze em Tóquio 2020, nos 200m livre, compartilhou sua expectativa para a prova. “O revezamento brasileiro subiu muito de nível nos últimos anos. Há sete, oito anos a gente está figurando entre os melhores do mundo. Temos nadadores que nadam abaixo de 1m48s. A expectativa é muito boa para fazer uma ótima prova e continuar figurando entre os melhores do mundo”, analisou. 

Ainda nesta terça-feira, o Minas terá outro representante nas águas. O nadador Nicolas Albiero compete nos 200m borboleta, a partir de 6h. 

Sobre os atletas:  

Fernando Scheffer Fernando Scheffer, natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, é um renomado nadador brasileiro, atualmente com 26 anos. Ele começou a nadar aos sete anos, inspirado por seu irmão mais velho. As primeiras aulas de natação ocorreram em uma escolinha local, e, após seu fechamento em 2011, Scheffer foi com sua treinadora para o Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Lá, ele teve um crescimento expressivo, conquistando seu primeiro índice para o Campeonato Brasileiro de categoria.

Em 2018, Fernando Scheffer passou a integrar a equipe do Minas Tênis Clube, marcando um ponto de virada em sua carreira. Sob a bandeira do Clube, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistou a medalha de bronze nos 200m livre. Esta é a sua segunda participação olímpica. 

Dudu Moraes Eduardo Oliveira de Moraes nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2 de julho de 2001. Desde cedo, demonstrou uma afinidade com a natação, iniciando suas primeiras braçadas em uma escolinha da capital mineira. A trajetória de Dudu ganhou novos ares quando se mudou para Cabo Frio (RJ), onde um treinador o incentivou a participar de competições. Retornando para BH, aos 11 anos passou a integrar a base do Minas Tênis Clube. 

Agora, com 23 anos, Dudu Moraes se prepara para um dos maiores desafios de sua carreira: as Olimpíadas de Paris 2024. Ele irá competir tanto no revezamento 4x200m livre quanto nos 400m livre, representando o Brasil em suas primeiras Olimpíadas. 

Confira, abaixo, a programação dos nadadores em Paris (horário de Brasília).

*Caso os atletas avancem de etapa. 

27/7 –  400m livre | Eduardo Moraes (28º – 3m51s74)
30/7 – 6h (classificatória) e 16h59 (final)* | Rev. 4x200m livre | Eduardo Moraes e Fernando Scheffer
30/7 – 6h (classificatória) e 15h41 (semifinal)* | 200m borboleta | Nicolas Albiero
31/7 – 15h36 (final)* | 200m borboleta | Nicolas Albiero

Transmissão: SporTV

Siga as redes sociais do Minas:
Facebook: /mtcesporte/mtcnatacao,/mtcvolei e /minastenisclube
Instagram: @mtcesporte@mtcnatacao@mtcvolei e @minastenisclube