Notícias

Natal para todos do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis da Pampulha.

Natal para Todos é a uma ação de intervenção artística, cenografia natalina com luzes e instalação de presépio na área externa do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis. Cartão postal de Belo Horizonte, o Santuário integra o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha, tombado em nível municipal, estadual e nacional e em 2016, foi declarado pela Unesco, “Patrimônio Cultural da Humanidade”. Objetiva-se com essa ação, fomentar o acesso à arte e ao patrimônio público e no âmbito religioso promover de forma acessível e gratuita, um Natal inclusivo e acolhedor para população de Belo Horizonte e visitantes. A instalação do presépio, agendada para o dia 06/12//24, marca o início das festividades. Na Missa Dominical do dia 08/12/2024 às 10:30, o Reitor do Santuário, Padre Elias Souza, celebra a inauguração oficial e Benção do Presépio, acompanhada de concerto musical às 11:30. Outras atividades culturais como concertos, apresentação de coral e Folia de Reis se estendem até o dia 06/01/2025, data do encerramento.   

Divulgação

Conceito: O Diretor de Arte e Figurinista Marney Heitmann assina a criação e execução do presépio com assistência artística de Rosiane e Pedro Azevedo. A curadoria e pesquisa histórica é de Simone Von Randow; produção cultural e consultoria jurídica de Patrícia Gomes Alves de Souza; captação executiva de Adriana Souza; direção de comunicação de Delza Carvalho e direção e produção executiva de Caio Rodrigues. Os créditos de imagens e vídeos vão para Estudio TEJ.

O presépio é composto de sete figuras humanas em tamanho natural: Maria, José, Jesus na manjedoura, o Pastor e os três Reis Magos (Gaspar; Belchior e Baltasar). Soma-se à cena, três animais: uma ovelha, um burro e uma vaca. O uso de iluminação e lanternas recarregáveis assegura a sustentabilidade do projeto. A materialidade plástica do presépio pode ser definida pelo uso de tecido texturizado com massa cimentícia sobre base de polietileno rígido e tela aramada. Todas as peças foram confeccionadas na sede da Gilda Queiroz Galeria de Artes, uma das proponentes e apoiadora do projeto Natal Para Todos.

O Presépio em sua estrutura armada, coberta de concreto e finalizada em drapeados e curvas naturais remete à estética e materialidade central da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer. O concreto aparente na sua forma crua, evoca o “Brutalismo” e cria um contraponto com a delicadeza e solenidade da cena: o nascimento de Jesus. Também se manifesta uma aproximação ao “Barroco” pela exuberância dos detalhes, pelo rebuscamento de texturas, pela expressividade dos gestos e pela dramaticidade que a cena transmite. Assim, ao criar um diálogo com várias linguagens estéticas, temos um presépio contemporâneo que transcende épocas e estilos, mas que conserva e transmite a senha de ouro, a essência do advento: “Paz na terra e Amor entre as pessoas”.   

Ficha Técnica

Núcleo Artístico

Marney Heitmann: Conceito e execução artística

Pedro Azevedo: Assistente artístico

Rosiane: Assistente artística

Patrícia Gomes Alves de Souza: Consultoria Artística

Simone Von Randow: Curadoria e pesquisa histórica

Direção Executiva:  

Caio Rodrigues: Produção Executiva

Adriana Souza: Captação Executiva

Rayane Rosário: Consultoria em Museologia e Patrimônio

Thais Alvim: Consultoria Técnica

Juliana Ribas: Assistente Produção

Midia e Arte gráfica

Créditos de imagens/vídeos: Estudio TEJ   

Delza Carvalho: Direção de Midia

Fabiana Mouchrek: Design gráfico

Instituições Proponentes:

 Arquidiocese de Belo Horizonte

Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte

Gilda Queiroz Galeria de Artes

Caiolândia Produções

Apoio:    

Projeto Portinari: www.projetoportinari.org | Dr. Lizandro Ribeiro Ferreira |Dr. Guilherme Almeida  

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte: Câmara dos Vereadores

Gabinete Parlamentar:  Vereador Sergio Fernando Pinho Tavares

Agradecimentos:

Daniel Goulart  | Gilda Queiroz | Goretti Gabrich | Maria Elvira Salles Ferreira | Patrícia Quintas | Rayane Rosário | Rogerio Zola Santiago | Thais Alvim