Notícias

Nordestina domina o mercado espanhol com prestação de serviços para brasileiros

Com faturamento de 24 milhões, Renata Barbalho, fundadora e CEO da Espanha Fácil ajuda brasileiros que buscam pela cidadania europeia

Renata Barbalho fundadora e CEO da Espanha Fácil

Segundo a Embaixada da Espanha no Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas possuem descendência espanhola e a busca pela comprovação da cidadania europeia é crescente. A pernambucana Renata Barbalho, fundadora da Espanha Fácil, que atua há 17 anos com assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros na Espanha, ressalta que as leis de nacionalidade do país oferecem oportunidades que reconhecem cidadãos que podem provar suas raízes. “A busca por uma segunda nacionalidade abre portas, através da Espanha Fácil já ajudamos mais de 150 mil brasileiros, não somente com a nacionalidade, mas com todo processo de imigração, vivência no país e consultorias”, comenta.

Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), existem mais de 161 mil brasileiros morando legalmente na Espanha. Esse número deve aumentar nos próximos anos, considerando que em outubro de 2022, entrou em vigor na Espanha a Lei Memória Democrática, que estende os benefícios da cidadania para netos de espanhóis. Antes, apenas filhos tinham esse direito. O prazo para solicitar cidadania foi estendido recentemente até outubro de 2025. A legislação espanhola permite que descendentes obtenham a cidadania, estar na árvore genealógica de algum espanhol é requisito para ter o direito reconhecido. “Um dos serviços que podem comprovar o parentesco é através da Investigação Genealógica, que também traz uma série de vantagens decisivas que além dos benefícios legais, oferece a oportunidade de se reconectar com o passado e entender melhor a própria identidade”, enfatiza Barbalho.

Renata conta, que além da cidadania, existem inúmeros serviços que podem ajudar durante a moradia no país. Um deles é a necessidade da troca da CNH brasileira pela espanhola. “Houve uma desburocratização desse serviço que era moroso e só foi possível por conta de um acordo firmado entre o colégio de gestores com o DGT – órgão de trânsito da Espanha. Com essa troca o solicitante não precisa passar por todos os trâmites normais para retirada de CNH, sendo somente necessário passar pelo psicotécnico. É válida por toda União Europeia e tem que ter residência legal na Espanha”, explica

A fundadora da Espanha Fácil ressalta que ao decidir moradia no país, é fundamental o auxílio de uma assessoria, dessa forma todos os processos acontecem de acordo com as leis vigentes do país. “Nós oferecemos mais de 140 serviços para brasileiros que precisam da nossa ajuda, e prezamos em atender a necessidade para que a experiência espanhola seja positiva”, finaliza. 

Sobre a Espanha Fácil
A Espanha Fácil é uma assessoria de imigração e prestação de serviços para brasileiros na Espanha fundada em 2007, por Renata Barbalho, CEO da marca. Sua relação com a Espanha começou em outubro de 2005, quando viajou com visto de estudante para cursar mestrado em Auditoria e Análise Empresarial na Universidade Complutense de Madrid, se apaixonou pelo país e prolongou a sua estadia. Após concluir o curso, começou a trabalhar em uma grande empresa de auditoria financeira. Durante a sua atuação, muitos amigos que moravam no Brasil passaram a procurá-la, pedindo dicas e ajuda para resolver os trâmites de imigração, ela enxergou uma oportunidade de negócios e deixou o emprego para empreender. Hoje a empresa oferece 175 serviços para brasileiros e possui 52 colaboradores. A Espanha Fácil faturou R$24 milhões em 2023 e pretende dobrar o faturamento este ano.