Cafés da manhã e brunches vêm ganhando cada vez mais espaço em Belo Horizonte, e quatro casas trazem novidades para quem aprecia boas fornadas, receitas artesanais e ambientes aconchegantes. Vale destacar também, o ambiente pioneiro na cidade, a padaria Bonomi.

divulgação
A Albertina, referência em pães de fermentação natural e viennoiseries executadas com maestria, inicia uma nova fase. Após o sucesso no pequeno espaço em Lourdes, a casa expandiu para um endereço onde pode receber os clientes para um café mais completo, mantendo a produção artesanal e a qualidade dos insumos como prioridade. Além dos pães que fizeram a fama da padaria, como o Sour Clássico e os croissants, os clientes agora podem saborear um queijo quente feito na chapa, acompanhado de um café cuidadosamente selecionado. O espaço, projetado pela Play Arquitetura, traz aconchego e personalidade, oferecendo um ambiente acolhedor para quem deseja degustar os sabores da casa com calma.
Rua Fernandes Tourinho, 1010 – Belo Horizonte
Horário: quarta a sexta, das 10h às 18h | sábado, das 9h30 às 14h
Encomendas pelo site: albertinapaes.com.br
Instagram: @albertina_paes
Outra novidade é a reabertura do Coisa de Vó, que acaba de se mudar para uma charmosa e espaçosa casa na Pampulha. Mantendo a essência que conquistou o público, a cafeteria reforça o compromisso com a produção artesanal, combinando fermentação natural na padaria, cafés especiais de Minas Gerais e uma confeitaria de técnica refinada. No novo endereço, o menu ganha reforços, como o pão de queijo recheado, que agora entra para o cardápio fixo, e uma vitrine ainda mais diversificada de sobremesas e pães. Os festivais sazonais – como os de rabanadas, waffles e tartelettes – continuam sendo um convite à descoberta de novos sabores.

Victor Schwaner
Endereço: Rua Inácio Murta, 464 – Santa Amélia
Horário de funcionamento: terça a sexta de 09h às 18:30h | sábado de 08h às 18h | domingo de 08h às 12:30h
Redes sociais: @coisadevo
Outra excelente opção para começar o dia com sustância é o Bolo de Pão de Queijo da Polvilha. Com fornadas concentradas às quartas, sextas e sábados, a marca opera por delivery e retirada no Prado, oferecendo seis sabores: três salgados (tradicional, linguiça artesanal e lombo defumado) e três doces (goiabada cascão, doce de leite e doce de jabuticaba), em quatro tamanhos diferentes. Para quem quiser experimentar na cidade, os mini bolos de pão de queijo da Polvilha estão disponíveis diariamente no Teresa Café, permitindo que os clientes desfrutem dessa receita exclusiva em um novo ponto de Belo Horizonte.
Encomendas: 31 99516-1597
No Parque do Palácio, o Café Magrí apresenta um brunch especial aos pés da Serra do Curral e a novidade por lá é o capuccino gelado de banana. De quarta a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 9h às 18h, o espaço convida o público a saborear um menu sazonal cuidadosamente elaborado. Com curadoria de produtos sustentáveis, sem conservantes e de pequenos produtores da região, o Café Magrí também se destaca pela seleção dos melhores cafés da temporada, proporcionando uma experiência única em meio à natureza.

Tertulia
Quarta a sexta-feira: 10h00 às 18h00, Sábado e domingo: 09h00 às 18h00.
Endereço: Portaria 2, na Rua Professor Djalma Guimarães, 161 – Mangabeiras, Belo Horizonte
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). Entrada franca às quartas-feiras mediante retirada de ingresso sympla.
Já a Bonomi, pioneira no movimento de panificação artesanal na cidade, segue como referência. Foi com a combinação de forças de três comadres – Paula, Lúcia e Freuza – que o casarão de esquina da Praça ABC, na área central de Belo Horizonte, tomou cara de padaria e abriu suas portas como Casa Bonomi, em 1996. Desde o início, a Bonomi assumiu compromissos e práticas que naquela época não tinham nem nome. Parece um paradoxo, mas foram novidade com atitudes e valores do passado: fazer um bom pão, com trigo de qualidade, sem agrotóxicos e, mais do que isso, com tempo de fermentação. Farinha, água, sal e tempo. Coisas simples que trazem um resultado tão gratificante.

divulgação
Av Afonso Pena, 2600
Funcionamento: terça a sábado de 7h às 19h, domingos de 7h às 17h
@padariacasabonomi