Conexão oferecerá 807 assentos semanais; assinado este ano, ACT entre a Agência e companhia portuguesa inclui o desenvolvimento de novas rotas em parceria com estados e municípios
(Foto: Ag. J. Somensi / Zurich Airport Brasil)
A companhia aérea TAP começou a operar uma nova rota para o Brasil. O voo Lisboa-Florianópolis (SC) ofertará 807 assentos semanais com chegadas ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz nas terças, quintas e sábados. O primeiro pouso em solo catarinense trazendo turistas internacionais ocorreu nesta terça-feira (3).
A companhia aérea portuguesa responde por 80% dos voos lusitanos para os destinos brasileiros. Além disso, Portugal é um hub que conecta outros países da Europa com a América do Sul. Em fevereiro, a Embratur e a aérea assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que inclui, dentre outras iniciativas, o desenvolvimento de novas rotas em parceria com os destinos.
A companhia aérea atende, diretamente, nove cidades brasileiras. São elas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Belém (PA). As capitais concentram, juntas, 409 voos mensais, com uma oferta de 107.922 assentos no total. Considerando todo o ano de 2024, existe uma previsão de aumento de 10,4% na quantidade de assentos ofertados pela aérea portuguesa em relação ao ano passado.
A aeronave Airbus A330-200 que começou a fazer os voos entre Lisboa e Floripa tem capacidade para 269 passageiros e o trajeto tem duração de 11 horas. A estratégia da Embratur com a TAP inclui, ainda, o desenvolvimento de ações em feiras de negócios na Europa. A companhia aérea é, também, uma das melhores parceiras no Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), programa-piloto para fomentar o aumento de voos internacionais para o Brasil, por meio da promoção internacional e melhoria da experiência nos aeroportos brasileiros.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a ampliação da conectividade europeia com o Brasil a partir do novo voo da TAP. “A Embratur tem trabalhado mais próximo dos destinos para a promoção internacional do Brasil. Isso quer dizer que essa nova rota só foi possível graças a um trabalho conjunto que envolve a Agência, o aeroporto, a companhia aérea, o destino, mas muita gente mesmo”, disse.
“Eu queria dizer que o mais importante para nós da Embratur é o aumento no número de turistas internacionais no Brasil e a melhoria da nossa conectividade com a Europa. Por quê? Porque isso significa mais turistas internacionais, mais dinheiro girando na economia, o que representa mais emprego e renda na ponta, para a população. E isso é fundamental, pois demonstra que o turismo está melhorando o lugar que a gente mora, que a gente vive, e que tem que ser muito bom para o turista, mas tem que ser igualmente bom para o brasileiro”, destacou Freixo.
ACT e trabalho conjunto
Também para este ano, está prevista uma nova linha da TAP conectando Lisboa a Manaus. A articulação para conseguir o novo voo foi feita pela Embratur, pelo Governo do Amazonas e pelo Ministério do Turismo. A rota será Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa. As gerências de Dados e de Modais da Embratur foram essenciais nesse diálogo. “A gente reconecta a Amazônia e Manaus ao mercado europeu. É muito mais razoável do que você chegar em São Paulo para ter que subir para a região Norte. Isso tem enorme relevância para qualquer perspectiva do turismo para a região”, observou Freixo em junho último.
A assinatura do ACT entre a Embratur e a TAP aconteceu em 28 de fevereiro, durante a feira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na capital portuguesa. Com validade de dois anos, o documento tem como foco principal a ampliação da conectividade aérea internacional para o Brasil, e prevê ações de promoção dos destinos brasileiros na Europa, compartilhamento de dados para otimizar ações da TAP e da Embratur, e avaliação de oportunidades para ampliação do grupo português no mercado aéreo brasileiro.
A Agência e a companhia aérea também vão desenvolver, juntas, pesquisas e análises de mercado voltadas para a melhoria de ações para promoção do Brasil no exterior e uma série de estratégias de marketing. Estão previstas, ainda, ações coordenadas e promoção do turismo para o Brasil por meio de relações públicas e parcerias com a imprensa e campanhas publicitárias, eventos, feiras, workshops e outras atividades para o aumento da visibilidade dos destinos nacionais e a atração de turistas estrangeiros.