Notícias

O JANTAR DOS 7, uma celebração gastronômica que celebra a Independência do Brasil

Sete chefs do Brasil e Portugal se reúnem em Belo Horizonte no dia 7 de Setembro, 2024 para a 3ª edição deste evento

Divulgação

A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais, em parceria com o INHAC – Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias organiza a terceira edição do Jantar dos 7.  As gastronomias brasileira e portuguesa se encontram em um evento exclusivo que reunirá sete chefs dos dois países em Belo Horizonte. O encontro inédito será no Centro do Referência do Queijo Artesanal (CRQA), no dia 7 de setembro, às 7 da noite. Comandam a noite, os chefs Paulo Turziani, Jaime Solares, Luciano Avellar, Juliana Duarte, Cristóvão Laruça, Alexandre Miguel e Fernanda Aguilar.

Com o objetivo de promover e estreitar as relações entre Minas Gerais e Portugal, o Jantar dos 7 é evento onde associados da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais e lusófonos têm a chance de se reunir, trocar experiências, fazer networking enquanto são regalados pelas iguarias das culinárias brasileira e portuguesa. Os sete chefs apresentam pratos autênticos e inovadores, preparados com ingredientes típicos de cada país. Os pratos, que serão harmonizados com vinhos brasileiros e portugueses, são:

1º tempo: Acepipes:  Mousse de Bacalhau, Cogumelos ao forno com Queijo Minas Artesanal, Rosbife de Presa de Porco em escabeche de Goiaba, Escabeche de Sardinha

2º tempo: Gnocchetti de espinafre, creme de Serra da Canastra e aspargos.

3º tempo: Curau de milho verde com queijo, pancs, brotos e telha de angu

4º tempo: Bacalhau com Natas em creme de Queijo Minas Artesanal

5º tempo: Bombom de Leitão da Bairrada

6º tempo: Peito Angus, mandioca e requeijão moreno

7º tempo: Queijada Portuguesa com Queijo de São Roque, creme de Figo e crocante de Marmelo

“Ficamos muito felizes em sediar esse encontro tão importante da alta gastronomia de dois países com tradições culinárias tão ricas. É uma oportunidade de mostrar que a hospitalidade e a gastronomia mineiras são motores que impulsionam essas trocas culturais, ” destacou Sarah Rocha, fundadora e diretora executiva do Centro de Referência do Queijo Artesanal e do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC.

“Estamos muito empolgados com essa edição do Jantar dos 7, pois é a primeira vez que realizamos o evento em parceria com uma instituição como o Centro de Referência do Queijo Artesanal/INHAC. O CRQA reafirma a mineiridade do evento e o INHAC tem um projeto social incrível, que é criar oportunidades profissionais no mundo das artes culinárias para jovens que vêm de comunidades menos favorecidas. Tudo isso está em perfeito alinhamento com a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais, que tem como objetivo estreitar relações empresariais e socioculturais entre Portugal e Minas”, destacou Miguel Jerónimo, presidente da CPMG.

Referência em queijo e gastronomia mineira

O Centro de Referência do Queijo Artesanal – CRQA e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC formam um centro cultural inédito no Brasil, que atua na promoção da gastronomia mineira e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. Situado no bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte (MG), o espaço multiuso é dedicado à valorização do binômio cultura e educação em Minas Gerais.

O Centro de Referência reúne a Exposição Permanente sobre o Queijo Artesanal, uma loja colaborativa, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto português radicado no Brasil, José Lourenço, foi selecionado entre os 30 melhores projetos dos países de língua portuguesa, na categoria Arquitetura e Cultura, pela Revista Arch Daily. Recebe escolas públicas e privadas agendadas e visitantes que queiram aprender um pouco mais sobre a importância do queijo artesanal.

Escola de gastronomia de padrão internacional em Belo Horizonte, o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC é resultado da soma de esforços em prol da qualificação dos jovens de Minas Gerais. O chef Léo Paixão assina a diretoria acadêmica do instituto, que deu início em 2024 à primeira turma do Curso Técnico em Gastronomia. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso é gratuito, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social com carga horária de 960 horas e 80 vagas anuais.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal e o INHAC contam com patrocínio da Gerdau, Instituto Unimed-BH, Angloamerican, Ventana Serra, EPO, Espaço 356, Geosol, LOG e Terrayama. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.