Notícias

O poder do artesanato para a transformação de um destino

Vale do Jequitinhonha é um dos cases presentes na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil, que acontece em Gramado

Anísia Lima de Souza – Crédito: Divulgação

O Palácio dos Festivais, em Gramado, será o grande palco para a apresentação dos temas da 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. O evento acontece de 17 a 21 de maio e conta com a correalização do Sebrae RS. Evento visa conectar o turismo com empreendedores que trabalham com produtos que possuem Indicação Geográfica – IG, um registro diferenciado conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, entre outros aspectos.

O painel com a conexão “Brasil x Espanha – Quando o Produto se Torna o Destino”, terá como um dos cases o artesanato do Vale do Jequitinhonha (MG), um dos mais legítimos e representativos do Brasil.

Para mostrar sobre esta arte que é moldada e colorida pela identidade cultural de muitas mulheres empreendedoras daquela região, a artesã Anísia Lima de Souza vai destacar o por que do produto ser objeto de desejo de lojistas e de consumidores. “É um exemplo inspirador, elas expressam suas tradições, de suas histórias, de suas famílias e do jeito de ser e viver através do artesanato que, com empreendedorismo, vem transformando a realidade de várias comunidades”, pontua a consultora e curadora de conteúdo do Connection, Luciana Thomé.

Também participam do painel Deborah Villas-Bôas Dadalt (uva e vinho), sócia-diretora do Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola e proprietária da Vinícola Ales Victoria; Julian Rodrigues, analista técnico do Sebrae/MG; e Augusto Schwingel Luz (chocolate artesanal de Gramado), presidente da Achoco e CEO no Chocolate Lugano. 

A mediadora do conteúdo será Amanda Paim, coordenadora Estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS. “O Connection é uma oportunidade importante para difundir o conceito das indicações geográficas tanto do lado de território, em se apropriar e entender o que aquele produto representa e pode ser embaixador daquela localidade/região e, também, de levar a informação ao público final, para que ele conheça os diferenciais e as questões únicas em que esse produto foi produzido”, corrobora. 

Crédito: Rafael Cavalli

Inscreva-se! 

As inscrições para 6ª edição já podem ser realizadas pelo site no valor de R$499,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos.

Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como correalizador. 

Programação intensa

A programação do Connection se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com rodadas de negócios. Além disso, terá três roteiros de benchmarking (mediante adesão) para Gramado, Cambará do Sul e Bento Gonçalves.

 – Palácio dos Festivais:  área de conteúdo com painéis que conectam palestrantes e cases nacionais e internacionais;

Sessão de Negócios: para IG’s na sociedade Recreio Gramadense para proporcionar reuniões entre compradores e vendedores;

Alameda Terroir: um espaço de promoção e comercialização de produtos e destinos, com stands que atenderão tanto compradores, quanto consumidores finais, e turistas, funcionando de quinta e domingo na Rua Coberta; 

– Um espaço para promover a Origem Brasil, com programação de horários para workshops dos produtos (degustações, demonstrações, experiências, etc); 

3 Roteiros de Benchmarking: no sábado e domingo, sendo um em Cambará do Sul com foco em sustentabilidade, biodiversidade e turismo; outro em Gramado com foco em mercado, eventos e turismo; e mais um em Bento Gonçalves, com cases de governança, identidade territorial, cultura da cooperação e turismo.