Pesquisa da Travel Tech mostra que consumo de apps de streaming vem ganhando espaço e acesso às redes sociais segue liderando as formas de entretenimento durante os trajetos rodoviários

São Paulo, junho de 2025 – Uma pesquisa realizada pela ClickBus, maior aplicativo de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, revelou alguns hábitos que os viajantes, que costumam comprar passagens rodoviárias online, para passar o tempo durante a viagem de ônibus. O levantamento mostrou que, embora as redes sociais ainda liderem como a principal forma de passatempo, uma parcela significativa de passageiros tem optado por consumir conteúdos em plataformas de streaming – como séries, filmes, músicas e podcasts – transformando o trajeto em um momento de entretenimento e imersão digital.
A tendência reflete o comportamento do passageiro que está cada vez mais conectado e quer transformar o uso do seu tempo na estrada em oportunidade para descompressão da rotina e momento de lazer. Dentre as plataformas de streaming em vídeo, em primeiro lugar está o Youtube, com 71% dos respondentes usando o aplicativo, seguido da Netflix, com 68%, e Prime Vídeo, em terceiro lugar com 29%. Entre as plataformas de áudio, Spotify lidera com 67% dos viajantes, Youtube Music vem em segundo lugar com 57% e Deezer, com 15%, segundo a pesquisa da Travel Tech.
“Percebemos que os passageiros estão buscando cada vez mais aproveitar a viagem de ônibus, transformando em um momento de relaxamento e entretenimento. O uso do streaming é um reflexo da conectividade e da procura por conforto mesmo em deslocamentos mais longos”, afirma Michelle Xavier, Diretora de Marketing e Growth da ClickBus.
Além do streaming e das redes sociais, jogos em dispositivos móveis (22%) e leitura (21%), seja com livros físicos ou digitais, também apareceram entre os hábitos mencionados pelos respondentes. Essa diversidade nas formas de distração durante a viagem mostra como o perfil do viajante rodoviário é cada vez mais digital, mesmo que este mesmo consumidor ainda tenha um padrão de compra de passagens offline.
“Transformar um setor tão offline exige inovação contínua. Apenas 30% das pessoas compram suas passagens online, mesmo que o perfil do consumidor seja imerso a todo um universo digital, como podemos ver na pesquisa que encomendamos. Nossa missão é proporcionar um ecossistema de soluções que eleva a eficiência do setor rodoviário, criando uma jornada mais completa, flexível e conveniente para os passageiros, podendo assim extrair o melhor das suas viagens, seja no percurso ou no destino final.”, conclui Michelle.
Sobre a ClickBus
A ClickBus é a maior plataforma de soluções para viajantes, viações e parceiros do Brasil e possui um completo e eficiente ecossistema de soluções digitais e financeiras do setor. Fundada em 2013 com o propósito de viabilizar “momentos únicos e transformadores viajando de bus”, a empresa tem parceria com mais de 210 viações regulamentadas, o que garante a segurança do usuário dentro da maior capilaridade de destinos no mercado rodoviário nacional. A ClickBus superou a marca de 51 milhões de viajantes, sendo responsável por movimentar R$2 bi, com taxa de crescimento anual (CAGR) de 56%. Está no Top 5 apps de viagens no Google Play Store e na Apple Store, é bicampeã do Prêmio Reclame Aqui e é chancelada pelos selos Innovative Workplaces Brasil 2024, da MIT Technology Review e o RA1000, selo de excelência máxima no atendimento segundo o Reclame Aqui e também possui selo GPTW – Great Place to Work 2024.