O Parque Olivas de Gramado, juntamente com o Studio Prestes, em comemoração ao septuagésimo aniversário da cidade, promove a exposição Gramado 70 anos.
A mostra com 23 aquarelas assinadas por Joaquim da Fonseca, 90 anos, ficará em cartaz até 4 de janeiro de 2025, no Espaço Cultural do atrativo turístico. As obras do renomado artista plástico gaúcho retratam de forma colorida as belezas e características do interior da cidade.
As pinturas em exposição tem curadoria do gestor cultural Cézar Prestes e valorizam as singularidades das colônias do município.
“Professor, escritor e artista visual que por onde passa retrata e tomba para a história cultural do nosso Estado, do Brasil e de outros países, seu olhar poético com uma luz sublime, única de sombras e cores, as nossas paisagens que o emocionam”, acrescenta o gestor cultural.
AZEITE COMEMORATIVO AOS 70 ANOS DA CIDADE
Situado em Linha Nova, localidade onde Gramado nasceu em 15 de dezembro de 1954, o Olivas de Gramado faz mais uma homenagem ao município. A empresa produtora de azeite criou um blend especial de azeite de oliva extravirgem, para celebrar as sete décadas de emancipação política de Gramado. Trata-se de um extravirgem fabricado com três variedades de azeitonas cultivadas no pomar do Olivas: Koroneiki, Frantoio e Coratina, perfeito para harmonizar com massas, risotos, queijos curados, carnes vermelhas e caças, realçando os sabores e aromas dos mais diversos pratos da alta gastronomia.
A hortênsia, flor símbolo de Gramado e da prosperidade, estampa o rótulo comemorativo, que também carrega traços elegantes e sutis em dourado, com fundo branco, em um estilo clássico e sofisticado. “Sentimos o dever de fazer uma singela homenagem aos 70 anos da emancipação política de Gramado, criando um blend exclusivo de azeite de oliva. Uma edição super limitada, um micro lote de apenas 120 garrafas, para presentear aqueles que de alguma forma contribuíram para o sucesso da nossa cidade”, destaca o sócio, azeitólogo e mestre lagareiro do Olivas, André Bertolucci. A primeira unidade do lote exclusivo foi presenteada por Bertolucci a Fonseca.
LIVRO “ALEMANHA, UMA VEZ”
Um vernissage realizado na quarta-feira, 4 de dezembro, no Olivas de Gramado abriu a exposição Gramado 70 anos e também marcou o lançamento do rótulo de azeite alusivo ao aniversário de emancipação política da cidade. Na ocasião, Joaquim da Fonseca, que é o autor e ilustrador do livro “Alemanha, uma vez”, autografou a obra literária para convidados ilustres e autoridades presentes. A publicação marca o encerramento das comemorações dos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, realizadas ao longo de 2024. “O evento marca os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul e também os 70 anos de emancipação política de Gramado. O Parque Olivas de Gramado sempre foi um local que abre espaço para a arte, cultura e a história da nossa comunidade. Como estamos localizados no marco zero, temos o dever de divulgar a nossa história, memória e identidade cultural”, ressalta o coordenador Cultural e sócio do Olivas de Gramado, Daniel Bertolucci.
SOBRE JOAQUIM DA FONSECA
Joaquim da Fonseca nasceu em Alegrete, RS, em 1935. O artista se expressa, principalmente, por meio do desenho e da pintura (aquarela), tendo realizado mais de 50 exposições individuais e participado de mostras coletivas e salões, no Brasil e nos Estados Unidos.
Desde o ano de 2009 reside em Brasília, dedicando-se na produção de aquarelas. Sua preferência especial é a paisagem. Nos últimos anos realizou diversas exposições e em abril de 2012, a convite da assessoria de cultura da Câmara dos Deputados, apresentou no Palácio do Congresso de Brasília uma exposição de 33 aquarelas tendo como motivo o aniversário da cidade.
A mesma exposição teve continuidade no Gabinete da Vice-Presidência da República, no Palácio do Planalto, de junho a setembro de 2012.
Foi professor do Curso de Design do Centro Universitário Uni Ritter de 2004 a 2009, e coordenador do Curso de Comunicação Social das Faculdades de Taquara (RS), de 1998 a 2006. Foi também professor adjunto (agora aposentado) do Departamento de Comunicação Social da UFRGS, de 1974 a 1996.