Em meio a uma rotina corrida, ter refeições preparadas pode ajudar a manter uma alimentação saudável
Para manter a energia e vigor é preciso de uma alimentação balanceada, completa e nutritiva. Em meio às rotinas de trabalho, estudo e família, por exemplo, é difícil não recorrer a refeições rápidas, como os fast-foods, que muitas vezes não oferecem os nutrientes necessários para se manter bem.
Pensando nisso, as marmitas congeladas têm entrado em cena para ajudar quem preza por uma alimentação balanceada, porém, não tem tempo para realizar preparos diários. Dessa forma, é possível criar o próprio cardápio da semana, seguir dietas ou restrições alimentares com facilidade e saber exatamente o que se está consumindo.
Como começar a preparar as marmitas?
Cardápio variado
Além de cumprir todas as necessidades nutricionais, um cardápio variado pode ajudar a tornar o processo mais fácil e saboroso, afinal, comer a mesma refeição durante toda a semana pode acabar enjoando. Dessa forma, é importante planejar o cardápio com antecedência e pensar em pratos diferentes que podem ser alternados durante os dias.
Escolher, pelo menos, duas proteínas e dois tipos de carboidratos é o ideal para um cardápio variado.
Dia de preparo
Para melhor organização e para que o processo realmente seja prático e poupe tempo durante a semana, uma dica é escolher um dia destinado apenas para o preparo das marmitas. Depois do planejamento do cardápio, as marmitas podem ser preparadas no fim de semana ou em um dia livre, para que nos dias de rotina as refeições já estejam prontas!
É importante também lembrar de planejar uma lista de compras de acordo com o cardápio pensado e ter certeza de que tudo o que irá precisar no preparo está disponível, entender como saber se o gás está acabando e garantir que os recipientes estejam limpos e desinfetados.
Recipientes apropriados
As marmitas de vidro são os recipientes ideais para armazenar as refeições, já que não acumulam resíduos, conservam bem os alimentos na geladeira e podem ir ao micro-ondas sem riscos. Já para quem precisa carregar as marmitas na bolsa ou mochila, optar por recipientes de plástico também pode ser uma opção, desde que sejam sempre muito bem higienizados para evitar contaminação dos alimentos.
Investir em vasilhames com vedação a vácuo é boa dica para quem deseja iniciar a rotina das marmitas, já que ajudam a conservar os alimentos por mais tempo e de forma mais segura.