Notícias

Ouro Preto oferece diversos roteiros para o Dia dos Namorados

No final de semana que antecede o Dia dos Namorados, traga quem você ama para uma viagem fascinante pela bela e histórica Ouro Preto

Um passeio em Ouro Preto, a cerca de 100 km de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, é um presente exclusivo que se pode oferecer no final de semana que antecede o dia 12 de junho, Dia dos Namorados. A viagem pela BR 356, em todo o percurso, enche os olhos do viajante com um belo cenário de montanhas e paisagens.

Logo que se chega à cidade, a arquitetura das casas com varandas e janelas enormes, encantam o turista. As pedras das calçadas, o povo e os estudantes, que parecem levar a vida sem pressa, recebem o visitante numa naturalidade que o permite se sentir em casa. As opções de passeios são inúmeras.

Entre os lugares que você poderá visitar estão dezoito igrejas, doze museus, além da Feira de Artesanato em Pedra Sabão, no centro histórico da cidade, e inúmeros cafés, restaurantes, bares e lojas.

A dica para aproveitar ao máximo a viagem é começar o passeio pela Praça Tiradentes, no centro da cidade, onde você poderá ver e visitar prédios históricos com mais de 250 anos e o imponente Museu da Inconfidência.

Arte e Religiosidade

E se a pessoa que você ama é apreciadora da arte sacra ou tem interesse em conhecer as manifestações artísticas religiosas, leve-a ao Museu do Oratório, localizado no anexo da Igreja do Carmo, onde está instalado um rico acervo de oratórios, estatuetas religiosas, altares intrincados e santuários que datam dos séculos XVII e XX.

Também próximo à Praça Tiradentes, conheça a Igreja de São Francisco de Assis, construída em 1766. Um dos marcos arquitetônicos da cidade com obras de Aleijadinho.

Depois de conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, vale dar uma volta na Feira de Artesanato, conhecida como Feirinha de Pedra Sabão, que fica no Largo Coimbra. No espaço, além das peças decorativas, têm pedra sabão, pedras preciosas, joias, colares, brincos, pulseiras, entre outras peças.

Em frente à Feirinha, tem a casa do poeta inconfidente Tomás Antônio Gonzaga. Quem visita a casa, não pode perder a oportunidade de ir até o jardim que fica no fundo do imóvel para conferir uma bela vista para o bairro Antônio Dias.

Ainda no centro histórico, tem a Basílica Nossa Senhora do Pilar. É a segunda Igreja com mais ouro do Brasil. No subsolo tem o Museu de Arte Sacra que reúne imagens, documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento.

E se seu namorado ou namorada se sentir cansado (a), tem a opção imperdível de passeio pelos principais pontos turísticos dentro das Jardineiras. Da janela deste transporte, vocês terão uma vista panorâmica de prédios e locais históricos.

Se precisar de mais detalhes sobre os pontos turísticos, você pode acessar o site da Secretaria Municipal de Cultura https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/distritos