A ex-deputada foi responsável, em 1997, pela lei que obrigou o SUS a oferecer cirurgia reparadora de mama nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer, em todo o país.
Na próxima quinta-feira, 31 de outubro, a equipe de mastologia do Hospital Madre Teresa vai homenagear a ex-deputada e jornalista, Maria Elvira de Sales Ferreira, que pautou sua vida pública pela defesa dos direitos das mulheres. Autora de leis como a que prevê a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora de mama pelo SUS, garantindo a reconstrução do órgão para pacientes de câncer que passam por mutilação total ou parcial do seio devido ao tratamento, Maria Elvira fará uma palestra às 15h, no auditório do hospital, abordando seu trabalho pela defesa dessa pauta.
Filha do educador Newton Paiva Ferreira, Maria Elvira fundou e atuou por 35 anos no Centro Universitário Newton Paiva. Foi deputada estadual pelo PMDB por duas vezes, entre 1987 e 1995, e deputada federal também por dois mandatos, de 1996 a 2003. ME rompeu barreiras como a primeira diretora mulher da ACMINAS, fundadora e primeira presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMINAS, presidente nacional do PMDB Mulher e do Fórum Internacional de Mulheres do Mercosul. Maria Elvira também foi a primeira secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais e conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, nomeada na primeira vez pelo então Presidente José Sarney em 1985, e depois nos governos Lula e Dilma. ME ainda foi do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, também nos governos Lula e Dilma.
Em 2003, a convite da professora Dalva Thomaz e da empresária Beth Pimenta (fundadora da Água de Cheiro), participou da formação de um grupo de 23 mulheres aventureiras, para fazerem um roteiro de caminhada de Bom Jesus do Amparo até Conceição do Mato Dentro, em um percurso do Caminho Velho da Estrada Real, criando o grupo das “Caminhantes da Estrada Real”, atualmente, “Amigas da Estrada Real”, chegando a mais de 80 mulheres participantes. Ao longo dessa trajetória divulgando o turismo e a gastronomia de Minas Gerais, foram reconhecidas com o título de Embaixadoras da Estrada Real pelo governador Antônio Anastasia e o então Secretário de Turismo, Deputado Agostinho Patrus. Ganharam várias medalhas, comendas, diplomas e troféus, inclusive internacionalmente. O grupo também chegou a plantar mais de 300 mil árvores com o projeto “Árvore é Vida”, que assumiu em Minas a partir da BPW Brasil (Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais), entidade internacional presente em 80 países. ME foi presidente da ACER de 2012 a 2020.
Conhecida também como amante e colecionadora de artes, Maria Elvira de Sales Ferreira tem várias coleções, sendo a mais conhecida de tema natalino, que será exposta em 2024 no Palácio da Liberdade, que integra o Circuito Liberdade, a partir de 02 de dezembro. Ela ainda se prepara para um novo projeto: transformar sua residência intitulada “A Casa dos Anjos”, na orla da lagoa da Pampulha, em um museu, mantido pelo Instituto Cultural Maria Elvira de Sales Ferreira.
Serviço:
Homenagem à Maria Elvira de Sales Ferreira – Outubro Rosa
Quinta-feira, 31/10 – 15h
Hospital Madre Teresa: Av. Raja Gabaglia, 1002 – Gutierrez