Notícias

Paraíso cearense: Jericoacoara é eleita o 10º melhor destino para conhecer no Brasil

Com visuais exuberantes e ecoturismo, praia brasileira é eleita um dos melhores destinos de viagem no país

(crédito: divulgação istock)


Em pesquisa realizada pelo “Guia Viajar Melhor”, a Praia de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, foi coroada como o 10º melhor lugar para se visitar no Brasil. O resultado, divulgado pelo governo do Ceará, não veio como surpresa para aqueles que conhecem o local. Na plataforma que dá dicas sobre roteiros de turismo, Jericoacoara foi descrita como um destino paradisíaco, conhecido por suas lindas praias e paisagens exuberantes.

Mais conhecida como Jeri, a pequena vila de pescadores fica a aproximadamente 300 km de Fortaleza e se consagrou nos últimos anos como um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil. Ainda assim, continua com seu visual interiorano, com ruas de areia e uma energia simples que conquista aqueles que buscam por conforto e relaxamento.

Mesmo mantendo suas origens, a vila também apresenta hotéis e pousadas que oferecem uma estrutura completa para todo tipo de viagem e público. Suas ruas com baixa iluminação são recheadas de restaurantes que contemplam desde a alta cozinha até os pratos típicos da culinária local, agradando a todos os turistas.

Para quem ainda procura um lugar para relaxar, mas curte se aventurar na natureza, Jericoacoara é um forte ponto de ecoturismo, com suas dunas, mangues e ondas. Há diversas atividades que ajudam a tirar o maior proveito das paisagens locais, como os esportes radicais aquáticos de windsurfkitesurf e stand-up paddle, que podem ser praticados nas praias de Jeri.

Antes de difícil acesso, a vila ainda continua escondida quando falamos de sua localização. Por se encontrar dentro de uma área de conservação ambiental, o trajeto para chegar a Jeri pode desestimular algumas pessoas. Porém hoje já existem diversas maneiras de acessar o local. 

Em 2017, foi inaugurado o Aeroporto Regional de Jericoacoara, na cidade de Cruz, vizinha à vila e distante aproximadamente 30 km. Algumas companhias aéreas já possuem voos diretos saindo de capitais que atendem a região, porém, por se tratar de um aeroporto pequeno, pode ser que as tarifas para longas distâncias possuam um valor maior. 

Para quem quer economizar no trajeto, ir de carro pode ser uma saída. No entanto, é importante que se tenha familiaridade em dirigir na areia, já que, por ser um local de preservação, não existem rodovias. Os carros de turistas devem ficar estacionados na entrada da vila e não podem circular em seu interior. 

Uma ótima opção também é buscar uma passagem de ônibus para Maceió (AL) ou Fortaleza (CE), capitais próximas a Jericoacoara e que possuem voos diretos para o aeroporto regional, diminuindo assim o valor do translado aéreo e possibilitando ainda que os viajantes conheçam outras cidades nordestinas também deslumbrantes.