Entenda por que estes lugares possuem a maior população centenária do mundo
Um grupo de cientistas e demógrafos, liderado pelo belga Michel Poulain, pesquisou os locais com maior longevidade do planeta Terra. A pesquisa se iniciou em 2000, quando Poulain e o médico Gianni Pes mapearam alguns lugares com altos números de pessoas que passavam dos 100 anos de idade.
Estes lugares ficaram conhecidos por Blue Zones – em português, Zonas Azuis, ou ZA’s -, e os estudos foram se aprofundando ao longo dos anos. A empresa, de mesmo nome, responsável atualmente por estes estudos apontou então cinco locais que seriam os mais longevos do mundo.
Em todas essas localizações, é observado um padrão de estilo de vida e conduta por parte da população. Baixo índice de fumantes e uma culinária local rica em vegetais e pouca carne são duas das principais características destes grupos demográficos, além de prática frequente de atividade física, valorização da vida em comunidade e baixo nível de estresse enfrentado pelas pessoas.
Além disso, existem fatores ambientais que são comuns entre as zonas azuis, como proximidade com a natureza, o clima ameno e o fato de serem cidades pequenas.
Conheça a seguir os cinco paraísos da longevidade.
Loma Linda, Estados Unidos
Localizada no sul do estado da Califórnia, a cidade de Loma Linda possui taxas de longevidade significativamente mais altas do que o restante do território estadunidense.
Um pouco diferente de outras zonas azuis, Loma Linda possui como religião predominante a Igreja Adventista do Sétimo Dia, crença que evita o consumo de carne, álcool, drogas e, em alguns casos, cafeína – o que explicaria a longevidade dos adventistas. Além disso, a cidade não possui atrativos turísticos, diferentemente de outras cidades desta lista.
Sardenha, Itália
A Sardenha é uma das regiões mais conhecidas da Itália por suas paisagens bucólicas e praias badaladas, que formam uma das regiões turísticas mais procuradas do mundo. Escondida em meio a montanhas e desfiladeiros, fica Seulo, uma vila localizada no centro-sul da grande ilha.
A vila tem menos de mil habitantes, sendo cerca de 20 deles idosos com mais de 100 anos.
Okinawa, Japão
Okinawa é um arquipélago no Japão com praias de mar cristalino, florestas e um clima ameno tropical. A cultura local segue à risca conceitos carregados de tradição que estimulam a razão de viver e os círculos de amizade duradouros – essa cultura seria o motivo de tanta longevidade dos moradores da ilha.
Nicoya, Costa Rica
A península de Nicoya, no noroeste da Costa Rica, é um lugar onde o estilo de vida ativo corre nas veias de gerações de sua população local. Seus moradores são reconhecidos por sua longevidade, e, segundo a vivência local, os segredos são saber ouvir e rir bastante, além de priorizar a família.
Além disso, os moradores da península possuem acesso ao sistema de saúde do país, internacionalmente reconhecido por sua eficiência.
Icaria, Grécia
De acordo com dados da Blue Zones, os menos de 10 mil habitantes desta pequena ilha na Grécia estão, em sua maioria, livres de demência. Além disso, um em cada três moradores chega aos 90 anos de idade, e o segredo é uma vida de ar livre e bastante lazer.
Segundo a mitologia grega, Icaria é a terra de Dionísio, o deus do vinho, o que significa que a ilha está sempre tomada por festas, com muita bebida, música e comida.
Se não morar, visitar esses lugares já parece de bom tamanho para aqueles que admiram uma vida leve e tranquila e querem viver um pouco dessa experiência. Buscar voos e hospedagens – all inclusive, para que a viagem seja ainda mais proveitosa – é uma boa forma de começar a explorar mais esses paraísos.