Agência já vem atuando para a divulgação das festividades da cidade amazonense por meio de press trips e do aumento da conectividade internacional com o Aeroporto de Manaus (AM)
![](https://mgturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/unnamed-13-1024x683.jpg)
Representantes da cidade de Parintins (AM) estiveram na Embratur, em Brasília, na tarde desta terça-feira (4), com o objetivo de solicitar ao presidente da Agência, Marcelo Freixo, apoio para a divulgação internacional do Festival Folclórico e das outras festividades da cidade no exterior.
De acordo com o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, a intenção é que a cidade seja incluída no estande da Agência nas feiras internacionais como mais uma opção de destino aos visitantes internacionais. Para ele, o mais importante a cidade já tem, que é a marca.
“Temos grandes projetos para Parintins. Estamos estruturando toda a nossa cidade para isso. Iniciamos a modernização da Serra da Valéria, para que os cruzeiristas possam descer diretamente no porto sem a necessidade de pegar lancha; estamos capacitando os setores de hotelaria, transporte e formando guias bilíngues. Outra coisa que estamos fazendo é adaptar a comunicação por meio de site e redes sociais para mostrar os atrativos da cidade. Essas são algumas medidas que já tomamos, mas precisamos do apoio da Embratur para que esta divulgação chegue aos turistas e acredito que isso pode ser feito nas feiras internacionais”, declarou Assayag.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, acolheu a solicitação e reafirmou a importância da cidade de Parintins para o turismo no Brasil. Segundo ele, a grandeza do Festival de Parintins é muito forte para a cultura do país. “Participo há dois anos do festival e considero de uma grandiosidade que pode ser comparada a uma mistura de Maracanã, ópera e Carnaval. É um evento completo e uma atração internacional do Brasil, que precisa ser disseminado para o maior número de pessoas possível”, defendeu.
Freixo ressaltou, ainda, que medidas já estão sendo tomadas para ampliar a divulgação do festival internacionalmente. A primeira delas foi a implementação de rotas aéreas para o Amazonas. “Primeiro, conseguimos as conexões internacionais para Manaus, afinal, só posso divulgar aquilo que o turista tem como chegar. Garantindo esses voos, tanto da Europa, como da América do Sul, vamos começar a promover Parintins internacionalmente, visto que vocês são uma atração internacional. A gente tem um calendário de feiras internacionais e só precisamos pensar qual é o melhor mercado para iniciar esta divulgação”, adiantou.
Participaram da reunião também o deputado federal Saulo Viana (União–AM), além dos presidentes dos bois Caprichoso, Rossy Amoedo, e Garantido, Fred Góes.
Press trip
Em 2024, a Embratur promoveu uma press trip com comunicadores e influencers dos Estados Unidos e do Canadá para acompanhar o 57° Festival Folclórico de Parintins, com a tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.
Na ocasião, além de Parintins, os comunicadores tiveram uma experiência imersiva na Amazônia com pesca recreativa, caminhadas de sobrevivência, conhecimento de práticas e vivências indígenas e de outras comunidades locais, passeios fluviais noturnos e visitas a aldeias.