O maior evento esportivo deste ano está chegando e para quem já está fazendo as malas para acompanhar ele de perto é importante se atentar a alguns costumes diferentes daqueles que temos no Brasil. Como aproveitar a gastronomia local como um verdadeiro parisiense?
Opções de restaurantes e estilos culinários não faltam, mas se você está procurando um lugar mais conceituado para comer em Paris, existem mais de 100 com as cobiçadas estrelas Michelin.
Com a expectativa de receber milhões de pessoas durante a competição, não espere encontrar lugares vazios e tranquilos, mas lembre-se que o horário que os parisienses tendem a ir ao restaurante para jantar é por volta das 19h às 20h e nem todos os lugares ficam abertos até mais tarde.
Já em relação ao vestuário, as pessoas tendem a se vestir casualmente para a ocasião, mas o casual em Paris pode não ser exatamente o que estamos acostumados no Brasil, por exemplo. Em alguns lugares, chinelos e tênis são proibidos.
Pão e água da torneira costumam ser gratuitos nos restaurantes de Paris para que você possa começar sua refeição da melhor maneira possível. De qualquer forma, é sempre bom verificar antes qual a regra da casa e evitar surpresas no fim da refeição.
Mas nem tudo é tão diferente assim do Brasil: se você é fumante ou está viajando com um, atente-se que na França também é permitido fumar apenas no terraço externo dos restaurantes ou em áreas reservadas para tabagistas.
Como pagar a conta e dar gorjeta
A maioria dos estabelecimentos em Paris, incluindo restaurantes, aceita os principais cartões de crédito. No entanto, é importante sempre ter uma opção de pagamento alternativa. Utilizar uma conta global, como a da Wise, permite que você converta reais em euros à taxa de câmbio média do mercado e gaste como um morador local usando seu cartão de débito virtual ou físico.
Na hora de finalizar qualquer compra, se derem a opção de pagar em reais ou euros, selecione sempre a moeda local para evitar tarifas excessivas na conversão de moeda. Ao escolher reais em vez de euros, por exemplo, você provavelmente obterá uma taxa de câmbio inflacionada que inclui uma tarifa oculta, porque o seu banco no Brasil fará a conversão em seu nome. Isso tornará cada compra mais cara.
E a gorjeta? Diferentemente de outros países, o serviço está incluído no custo da sua refeição. Mas se mesmo assim você considerar que o serviço tenha sido particularmente bom, fique à vontade para dar uma gorjeta entre 5 a 10% da conta como um benefício extra, mas não obrigatório.
Como se locomover
Com a cidade cheia, as melhores opções são sempre os transportes públicos, como o metrô e o ônibus, mas se preferir, a cidade conta com um serviço público de compartilhamento de bicicletas e os táxis em Paris são padronizados, identificáveis pelas placas no teto dos carros. Para mais dicas de Paris e informações detalhadas sobre cada meio de transporte, como horários e tarifas, é só conferir a página especial da Wise aqui.
Sobre a Wise
A Wise é uma empresa global de tecnologia, que está construindo a melhor maneira de mover e gerenciar o dinheiro do mundo. Com a Conta Wise e a Wise Business, pessoas e empresas podem manter saldo em 40 moedas, mover dinheiro entre países e gastar dinheiro no exterior. Grandes empresas e bancos também usam a tecnologia da Wise; uma rede completamente nova para o dinheiro do mundo. Co-fundada por Kristo Käärmann e Taavet Hinrikus, a Wise foi lançada em 2011 sob seu nome original, TransferWise. É uma das empresas de tecnologia mais rápidas e lucrativas do mundo e está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo WISE. 16 milhões de pessoas e empresas usam a Wise ao redor do mundo. No ano fiscal de 2023, a Wise processou aproximadamente £ 105 bilhões em transações transfronteiriças, economizando aos clientes cerca de £ 1,5 bilhão.