O atrativo turístico mais amado do Rio conquista certificação de extrema relevância na pauta ASG pelas suas práticas.
Em linha com demais iniciativas ambientais, sociais e de governança da companhia, o Parque Bondinho Pão de Açúcar®, administrado pelo Grupo Iter, holding de turismo e experiências, anuncia uma grande conquista: a sua adesão ao Movimento Global de Empresas B, índice internacional que certifica empresas comprometidas em gerar resultados positivos tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social. A Certificação compreende, dentro de uma análise criteriosa, as principais iniciativas adotadas pela empresa para uma economia inclusiva, equitativa, regenerativa e sustentável, reforçando o seu compromisso a longo prazo com a agenda ASG.
A certificação que categoriza as Empresas B certificadas, ou B Corps, engloba empresas verificadas pelo B Lab, uma organização sem fins lucrativos criada em 2006 nos Estados Unidos, com o objetivo de redefinir o sentido de sucesso empresarial. O selo atesta que as empresas visam não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta, atendendo a altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.
Para Sandro Fernandes, CEO do Grupo Iter, a certificação é uma conquista importante tanto para o Parque Bondinho quanto para a indústria turística. “Estamos muito felizes com o resultado desta certificação, que posiciona o Parque Bondinho em um resultado de destaque no segmento de turismo. Isso demonstra o nosso compromisso em inovar e inspirar felicidade por meio da construção de um negócio transformador que se preocupa com a sustentabilidade”, diz o executivo.
Localizado em uma importante área de conservação ambiental que compõe o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca (MoNa), o Parque Bondinho vem aplicando diversas iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas. Uma delas é o Educa Bondinho que visa ampliar o acesso à educação de qualidade e tornar as cidades mais sustentáveis e inclusivas. O projeto recebe ao ano mais de 10 mil alunos e professores das redes pública e particular do Rio de Janeiro, e tem como objetivo conscientizar as gerações futuras para a conservação do planeta e, de forma divertida, estimular os alunos com temas ligados a Ciências, Biologia, Geografia e História do Brasil, ao consumo responsável, além da preservação dos oceanos e da vida terrestre.
O Parque Bondinho também investe em projetos de reflorestamento, de recuperação de áreas verdes e de conservação de espécies ameaçadas de extinção da flora nativa e da fauna silvestre. Além disso, o atrativo promove ações concretas de conservação, como manejo da trilha do Morro da Urca, a neutralização das emissões de gases de efeito estufa e ainda gere, de maneira eficaz, os resíduos de suas operações.
Com foco na saúde e na segurança de todas as pessoas que se conectam com o atrativo, o Parque Bondinho implementa ações voltadas à promoção do bem-estar coletivo, prezando pelo respeito e construindo um lugar de trabalho inclusivo, produtivo, criativo, seguro e com oportunidades para as pessoas através da criação de grupos de afinidades, trilhas de desenvolvimento pessoal, entre outros. Tendo a integridade como um dos seus valores, o atrativo turístico segue rigorosamente diretrizes de conduta e ética durante a execução de quaisquer atividades profissionais, estabelecendo práticas de controle e monitoramento regulatório, de padronização de processos e atuando ativamente em temas como a não discriminação, o combate ao assédio moral, o sigilo de informações, a liberdade de expressão, o relacionamento transparente com fornecedores, entre outros.
Para o Parque Bondinho Pão de Açúcar®, ser uma Empresa B Certificada posiciona a companhia como referência no trade turístico e na sociedade, a partir do impacto positivo das práticas socioambientais coerentes ao negócio.