Iniciativa vinculada ao Programa de Aceleração do Turismo Internacional visa promover voo entre Casablanca (Marrocos) e Guarulhos (SP), retomado recentemente pela companhia marroquina

Impulsionada pelo Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), a Royal Air Maroc vai realizar, em parceria com a Embratur, neste mês de março, duas famtours no estado de São Paulo, ambas com o objetivo de promover o voo direto entre Casablanca (Marrocos) e Guarulhos (São Paulo). A conectividade foi retomada pela companhia aérea há três meses, após cinco anos de hiato. As ações deste mês são destinadas aos mercados espanhol e português, e já está marcada para o próximo mês uma press trip para jornalistas franceses.
O grupo da Espanha é composto por dez operadores que, entre os dias 17 e 23 de março, visitarão atrativos das cidades de São Paulo e São Sebastião, litoral norte do estado. A partir da próxima semana, um grupo de operadores do mercado português seguirá o mesmo roteiro da primeira famtour, entre os dias 24 e 30 de março. Na programação, além de experiências em renomados restaurantes especializados em gastronomia brasileira, estão incluídas visitas ao Museu do Futebol e à Aldeia Indígena Guarani do Rio Silveira, além de um passeio de barco com paradas em ilhas do litoral paulista.
As duas ações contam também com um workshop com palestras e apresentações em que serão abordados destinos turísticos, cultura e oportunidades de negócios.
“O retorno deste voo depois de cinco anos é mais uma prova de que o PATI é uma importante ferramenta de ampliação da nossa conectividade e tem trazido cada vez mais turistas internacionais para o Brasil. Com a política inovadora, além de mais voos, o PATI proporciona mais visitantes estrangeiros e consequentemente mais investimento na nossa economia e geração de emprego e renda”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Sobre a famtour, o presidente da Agência afirma que trata-se de uma ação estratégica. “Estamos trazendo as pessoas que vendem o Brasil nos países emissores para conhecerem nosso destino, nossa diversidade, nossa natureza, para que depois eles possam vender melhor o país para os turistas internacionais”, explica.
Segundo o gerente regional da Royal Air Maroc no Brasil, Othman BABA, o retorno da conexão Casablanca-São Paulo já tem se mostrado exitoso com uma taxa de ocupação superior a 80%. “Esse sucesso nos incentiva a dobrar o tráfego de e para o Brasil, o que levou nossa companhia a firmar um acordo global com a Embratur e a incluir ações de marketing para o mercado brasileiro no âmbito do programa PATI”, afirmou.
“Estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento do turismo no Brasil e a Royal Air Maroc está pronta para fortalecer ainda mais sua parceria com a Embratur. Essa dinâmica entre as duas instituições foi materializada pela assinatura de um memorando de entendimento de alto nível em janeiro de 2025, durante a feira de turismo FITUR, em Madri, complementando o acordo assinado no Brasil em dezembro passado. Para o futuro, ações de marketing conjuntas estão sendo planejadas com a Embratur para impulsionar ainda mais as chegadas internacionais ao Brasil durante o ano de 2025”, completou BABA.
Já o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, avalia a nova rota como uma excelente notícia. “Este é um momento em que São Paulo investe estrategicamente na atração de turistas estrangeiros. Além de porta de entrada para os visitantes internacionais, São Paulo se coloca como destino qualificado para todos os perfis de visitantes, oferecendo de parques temáticos e museus a reservas ambientais e destinos de serra. E tudo isso com a melhor conectividade viária e aérea do país”, disse.
“O Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB) entende o quão estratégica é a conexão da malha aérea internacional para o destino em alinhamento com os esforços conjuntos de promoção. Por isso, ações com essa são estratégicas para a atração de novos visitantes, além de tornar São Paulo ainda mais competitivo frente a outros destinos nacionais e internacionais, podendo mostrar, ainda mais, sua diversidade turística por meio de gastronomia, eventos, praia, campo, natureza, aventura e muito mais, em um trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o Poder Público”, reforça o presidente executivo do Visite São Paulo, Toni Sando.
Conectividade Marrocos – Brasil
Foco das ações, a retomada da conectividade aérea Casablanca-São Paulo já proporcionou crescimento do Brasil no mercado marroquino. Enquanto 2024 apresentou um total de 4.854 visitantes do Marrocos, só nos dois primeiros meses de 2025 mais de 1,2 mil marroquinos visitaram o Brasil, representando um crescimento de 42,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Voltar a receber este voo é, sem dúvida, um ganho para a aviação e turismo. O destino para Casablanca-São Paulo se soma aos mais de 800 voos nacionais e internacionais que reforçam nosso compromisso de nos conectarmos com o mundo e sermos a ponte de conexão dos outros países aos mais diversos destinos brasileiros a partir do Aeroporto de Guarulhos. Promover ações como esta, para diferentes mercados de outros países, é indispensável para a estratégia e fortalecimento da rota”, afirma Marcus Rosa, diretor comercial da GRU Airport.
PATI
A iniciativa da companhia aérea é parte do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), política pública criada pela Embratur com o objetivo de ampliar o turismo internacional, por meio do aumento na oferta de assentos em voos internacionais para o Brasil.
Lançado em 2024, o PATI prevê a realização de parceria público-privada com as companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil. O programa é executado pela Embratur, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) oriundos de parceria com os ministérios do Turismo (MTur) e o de Portos e Aeroportos (MPor).
Famtour
A famtour – abreviação de viagem de familiarização – consiste em uma visita técnica de profissionais estrangeiros – operadores e agentes de turismo – ao Brasil e proporcionar melhor conhecimento dos destinos brasileiros para aumentar as vendas. Trata-se de uma ferramenta indispensável para a promoção do Brasil e das experiências turísticas oferecidas pelo destino visitado.
As famtours são oportunidades para aprimorar o posicionamento e potencializar a imagem do Brasil a partir de seus diferenciais, fortalecendo o relacionamento com o público a que se destina.
São Paulo na mira dos estrangeiros
Com 219.787 visitas de turistas internacionais em janeiro deste ano, o estado de São Paulo registrou um crescimento de 22,27% na comparação com o mesmo período de 2024, quando o total foi de 179.749 visitantes. Este é o maior número para o mês desde 2007, quando cerca de 251 mil turistas chegaram ao estado no primeiro mês do ano.