Obra de Orides Fontela é tema do Letra em Cena em abril

Justamente no mês em que completaria 85 anos de vida, a poeta Orides Fontela – uma das vozes mais singulares da literatura brasileira contemporânea – ganha homenagem na próxima edição do Letra em Cena. Reconhecida pela crítica universitária, autora premiada de cinco livros de poesia e de instigantes ensaios em prosa, a paulista Orides Fontela (1940-1998) é dona de uma poesia sofisticada, de forte traço filosófico, que alcança admiradores como a poeta Adélia Prado, que reconheceu nela a capacidade de “evocar os sentimentos mais profundos, com uma economia muito grande de palavras”. O evento acontece em 8/4, terça-feira, às 19h, na Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas com palestra de Ivan Marques e leitura de textos da atriz Bruna Chiaradia. A curadoria é de José Eduardo Gonçalves. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Sympla.
Descoberta pelo professor de literatura da USP Davi Arriguci Jr, e admirada por intelectuais como Antonio Candido, Flora Sussekind e Marilena Chauí, Orides Fontela chamou a atenção, desde o início da carreira, por sua voz poética, fina e depurada. “Ela era uma voz destoante do que costumamos ver em nossa poesia, que, como se queixava João Cabral de Melo Neto, tendia ao sentimentalismo e à dor de cotovelo – isto é, poemas líricos demais na subjetividade do poeta. Orides traz uma poesia abstrata, filosófica, em questões importantes da existência e da vida humana”, explica Ivan Marques.
Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Orides Fontela teve uma vida difícil, marcada pela pobreza, por dificuldades existenciais e psíquicas. “Era uma pessoa que vivia, de certa forma, em uma situação de marginalidade. E a soma da vivência neste lugar à sua formação, permitiu que ela criasse uma obra única”, afirma o convidado do Letra. Seus poemas são muito breves, agudos e contundentes – um reflexo da vida que vivia e questionava.
Essa tendência para a temática filosófica e com uma forma despojada, moderna, explorando o branco da página, por exemplo, tem cativado novas gerações de leitores. “Seja por ela ser uma poeta do pensamento, por criar teias simbólicas muito sedutoras ao leitor, ou por seu modo filosófico de se exprimir, com ditos aforismáticos, noto mais interesse na obra dela. Como professor, vejo meus alunos cada vez mais atentos à sua poesia. E é isso o que espero no Letra em Cena – dar, a um público mais amplo, a oportunidade de conhecer essa voz poética singular”, afirma Ivan Marques.
Serviço:
Letra em Cena – Orides Fontela
Palestrante: Ivan Marques, professor da USP
Leitura de textos: Bruna Chiaradia
Data: 8/4 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: livre
Inscrições: gratuitas no site da Sympla
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança. O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo.
Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtcculturaInstagram: @mtccultura
Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes. Belo Horizonte – MG