Austrália não tem só bichos, conheça mais 5 curiosidades do país da Oceania
Não é de hoje que fazer intercâmbio está nos planos de muitos brasileiros. Quando se trata de escolher o país de destino, muitos estudantes acabam ficando em dúvida sobre onde realizar um programa internacional de estudos. Alguns preferem um local com clima mais frio, enquanto outros optam por um clima mais quente. Há também aqueles que buscam um clima similar ao do Brasil, como é o caso da Austrália.
Segundo a atual Pesquisa Selo Belta, a Austrália está na 5ª posição do ranking entre os países preferidos pelos intercambistas.
“Além dos fatores climáticos que atraem os estudantes, outros aspectos também favorecem a escolha pela Austrália, como o processo de visto, a qualidade de vida e as oportunidades de plano de carreira que o governo australiano oferece aos estudantes, especialmente em áreas como cuidador de idosos, engenharia e farmácia”, destaca Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).
São milhares de brasileiros que vão para a Austrália todos os anos para estudar ou trabalhar temporariamente. De acordo com o governo australiano, os brasileiros formam o maior grupo de residentes da América Latina no país, com 46,7 mil pessoas vivendo lá, segundo dados do Censo de 2021, o mais recente.
“Apesar do aumento no custo do visto para a Austrália, ainda é atrativo devido à vantagem da moeda em comparação com outras. O procedimento para obtê-lo geralmente é simples e pode ser feito online, através da página da imigração, sem a necessidade de visitas aos Consulados da Austrália ou outros órgãos. Os custos podem variar conforme o tipo de visto e as taxas de processamento aplicáveis. Para informações específicas e atualizadas sobre os custos dos vistos para a Austrália, recomenda-se verificar o site oficial do Departamento de Imigração e Cidadania da Austrália ou consultar um agente qualificado”, explica Argenta.
A Austrália é uma terra de oportunidades – não à toa, pessoas de 192 nacionalidades buscam o país para alcançar seus objetivos educacionais e de carreira. O país abriga 43 universidades, das quais 8 são reconhecidas pela sua intensa pesquisa. Além do ensino superior, o sistema educacional australiano inclui mais de 4 mil escolas focadas no ensino técnico.
Além disso, o país apresenta uma diversidade expressiva de nacionalidades, e o povo australiano é descrito como acolhedor e amigável, com uma cultura rica. Apesar de ser conhecido por sua fauna exótica, a Austrália oferece uma ampla variedade de pontos turísticos para serem apreciados.
Neste contexto, Alexandre Argenta cita mais 5 curiosidades do país, mostrando que a Austrália não é conhecida apenas por seus animais, mas também por sua variedade de atrações:
- Qualidade de vida: Queensland e Melbourne são reconhecidas por oferecerem alta qualidade de vida. Queensland é conhecida por suas praias deslumbrantes e clima tropical, enquanto Melbourne se destaca pela cultura vibrante, eventos artísticos e gastronomia diversificada. Ambas as cidades são populares entre residentes e visitantes por suas características únicas e infraestrutura desenvolvida;
- Além do clima, outra semelhança com o Brasil é o ano letivo escolar: que começa em janeiro e vai até novembro ou dezembro;
- Potência do ensino superior: o país conta com 7 universidades entre as 100 melhores do mundo em rankings de referência, como o QS World University, o Shanghai Ranking e o Times Higher Education (THE);
- Esportes populares: os australianos são fanáticos por esportes, especialmente pelo críquete, futebol australiano (aussie rules football), rugby e surf. Esses esportes têm uma grande base de fãs e são parte importante da cultura esportiva do país;
- Economia baseada em recursos naturais: a economia australiana é fortemente baseada na exploração de recursos naturais, como mineração de minério de ferro, carvão, ouro e gás natural. Esses setores desempenham um papel crucial na economia nacional.
Transforme seu sonho de intercâmbio em realidade com segurança. Conheça as agências com o Selo Belta aqui!
Sobre a Belta
Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 62 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!