Notícias

Por que o Carnaval de 2025 é em março?

Festividades tradicionalmente celebradas em fevereiro foram transferidas para março; entenda o motivo

(crédito: divulgação istock)

Em 2025, o Carnaval ficou agendado do dia 1º até o dia 5 de março, quando será concluído pela Quarta-Feira de Cinzas. Para muitos, essa mudança radical no calendário pode gerar uma certa confusão, como aponta um levantamento da Conversion News: o termo “Carnaval em março” foi pesquisado mais de 9.900 vezes nas últimas semanas.

Essa não é uma mudança exatamente nova, já que isso costuma acontecer de tempos em tempos. O Carnaval não possui uma data fixa, porque é um feriado diretamente ligado à Páscoa, que por sua vez possui suas próprias condições. A seguir, entenda melhor como funciona a organização do calendário:

Páscoa e calendário lunar

A data da Páscoa é definida a partir do calendário lunar, uma regra estabelecida pela Igreja Católica há muito tempo. A celebração deve acontecer obrigatoriamente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que sucede o equinócio – um fenômeno da natureza em que tanto o Hemisfério Sul quanto o Norte recebem a mesma quantidade de luz solar.

Em 2025, o equinócio acontece no dia 20 de março, e a primeira lua cheia após essa data só dará as caras em 20 de abril – data em que a Páscoa será celebrada. A partir dessas regras, chegamos às condições do próprio Carnaval, cujos dias precisam ser definidos de acordo com o feriado cristão.

Qual a relação do Carnaval com a Páscoa?

Uma semana antes da Páscoa (que neste ano seria no dia 13 de abril), a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, um evento que simboliza a chegada de Jesus. O Carnaval sempre é celebrado 40 dias antes deste domingo, ou seja, obrigatoriamente 47 dias antes da Páscoa.

Sendo assim, esse é o motivo de o Carnaval ter caído no início de março, e não em fevereiro, como costuma ser. Tudo está atrelado ao calendário lunar, ao Domingo de Ramos e à Páscoa – que ao todo formam quatro eventos que andam lado a lado na definição do calendário anual.

Por se tratar de uma data importante, tanto interessados na folia quanto donos de negócio precisam adaptar seus planos para tais mudanças. Nessa época do ano, as grandes capitais ficam abarrotadas de pessoas, então é um período de grande procura de aluguel de carros no Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo. Hospedagens também costumam ser bem disputadas.

Os preparativos precisam ser realizados com antecedência para que ninguém fique de fora dessa festa tão brasileira.