Em mais uma iniciativa de valorização da Pampulha, um dos principais ícones da capital mineira e reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, lançou diversos modelos de mapas turísticos ilustrados da região. Os materiais são disponibilizados gratuitamente para turistas e moradores da cidade, visando aprimorar a experiência desse importante cartão-postal da cidade. Os mapas na versão digital estão disponíveis no Portal Belo Horizonte.
A parte frontal do material apresenta de forma destacada o mapa da região, evidenciando os variados atrativos, como o Mineirão, o Iate Tênis, o Parque Ecológico e a Zoobotânica, entre outros. Também estão sinalizadas as linhas de ônibus que atendem a área, as ciclovias, os pontos de informação turística e os locais que oferecem acesso gratuito ao wi-fi. Foram produzidas ao todo cinco versões dos mapas, cada uma delas destacando em ilustração, no verso, um ponto turístico da Pampulha. Dentre esses pontos, estão a Avenida Fleming, a Lagoa, o Museu de Arte, a Casa do Baile e a Igreja São Francisco. Os modelos nas versões físicas estão disponíveis nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Confira os endereços acessando o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
As ilustrações foram feitas a partir de fotos do acervo da Belotur. Importante destacar que como se trata de um material colecionável, o intuito é que os cidadãos preservem esses itens, não os descartando após o uso. Essa prática se alinha às ações ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), iniciativas que a Belotur vem se empenhando em aplicar em suas atividades. Os mapas também estarão disponíveis no perfil oficial de promoção turística de Belo Horizonte no Instagram, para serem utilizados como tela de fundo nos celulares.
Crédito das fotos: Divulgaçaõ