Itália, Portugal e Espanha foram os países que mais concederam cidadanias aos brasileiros; Travessia Cidadania, fundada há quatro anos, por um casal de empresários mineiros, destaca mercado aquecido e expectativa de crescimento de 30%, em 2024
Nos últimos anos, a busca de brasileiros pela cidadania europeia tem apresentado um crescimento exponencial. Itália, Espanha e Portugal são os destinos mais procurados, refletindo um mercado potencial crescente. De acordo com as embaixadas desses países, no Brasil, existem mais de 25 milhões de descendentes de portugueses, 30 milhões de descendentes italianos e mais de 15 milhões de descendentes de espanhóis. Nesse cenário, a Travessia Cidadania se destaca com um crescimento significativo em seu número de clientes, oferecendo assessoria especializada para quem deseja obter a cidadania europeia. “Desde a fundação da empresa, há quatro anos, temos registrado um aumento impressionante. Atendemos mais de 100 famílias e prevemos um crescimento de 30%, em 2024”, destaca a fundadora Luana Bastos, especialista em cidadanias portuguesa, italiana e espanhola.
Demanda por cidadania Europeia
Um fator recente que tem impulsionado ainda mais esse movimento é a Lei da Memória Democrática, na Espanha. Em vigor, desde 21 de outubro de 2022, a lei foi prorrogada até outubro de 2025, permitindo que brasileiros e outros cidadãos estrangeiros possam solicitar a nacionalidade espanhola sem a necessidade de residir no país. Esta lei beneficia filhos, netos, bisnetos e trinetos de espanhóis, nascidos no Brasil. A demanda por serviços especializados, como os oferecidos pela Travessia Cidadania, aumentou, significativamente, devido a janela de oportunidade.
Benefícios como morar, estudar e trabalhar em qualquer um dos 27 países da União Europeia, além da isenção de vistos para viajar para mais de 190 países, como Estados Unidos, Canadá e Austrália, são alguns dos motivos que levam os descendentes a buscarem suas raízes. Resgatar as histórias das famílias e proporcionar um futuro melhor para as próximas gerações é um fator decisivo para quem busca a dupla nacionalidade.
Jornada pela dupla nacionalidade
Luana conta que começou sua jornada pela busca da cidadania em 2016, quando iniciou a saga para reunir toda a documentação necessária para conseguir a nacionalidade italiana. Foram dois anos até obter todas as certidões exigidas. Depois disso veio a dificuldade do processo judicial via materna, a pandemia etc.
Após a experiência adquirida com o seu complexo processo, ela decidiu ajudar outras pessoas da família e amigos que também queriam se tornar cidadãos europeus. Em 2020, assim que conquistou a dupla nacionalidade, ela criou a Travessia Cidadania, em Belo Horizonte, junto com seu marido e sócio Marden Couto, que é descendente de judeus sefarditas portugueses.
créditos: Marden Couto / Travessia Cidadania
Em 2022, os empresários se mudaram para Portugal, onde abriram a segunda unidade da empresa para facilitar os trâmites processuais na Europa. “A Travessia Cidadania oferece serviços, desde a pesquisa genealógica, emissão, tradução e apostilamento de documentos, assessoria para o reconhecimento das cidadanias italiana, portuguesa e espanhola, até a emissão do passaporte europeu”, ressalta Luana Bastos.
Os principais desafios enfrentados pelos clientes incluem a identificação do direito à cidadania, a organização de documentos e a burocracia consular. Devido à grande procura, em alguns consulados, como o da Itália, em São Paulo, a espera pela cidadania pode passar dos 10 anos. A Travessia Cidadania atua para facilitar os trâmites, oferecendo um atendimento personalizado e abrangente, que inclui suporte na montagem da árvore genealógica e acompanhamento de todo o processo até a concessão da nacionalidade. “Além de desburocratizar todo o processo de obtenção de cidadania europeia – portuguesa, italiana e espanhola -, um dos diferenciais da nossa empresa é a experiência com diversos tipos de processos, seja de descendentes, cônjuges ou residentes”, conclui Luana Bastos.
Travessia Cidadania
A Travessia Cidadania foi fundada em 2020, em Belo Horizonte, e oferece assessoria completa para o reconhecimento de cidadanias italiana, portuguesa e espanhola, além de serviços administrativos junto aos consulados em todo o Brasil. Possui representantes no Brasil, em Portugal, na Itália e na Espanha. E conta com uma equipe composta por pesquisadores, genealogistas, assessores e advogados. Já atendeu mais de 100 famílias de diversos países, como Singapura, Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha, Holanda, França, Espanha, Portugal e Brasil.