Notícias

Projeto Trilhas une prática de mountain bike e ecoturismo 

Mais de 150 km de trilhas já foram revitalizadas pela iniciativa.

 No dia 17 de maio, o projeto inaugura o primeiro circuito de 2025, a trilha Travessia do Lobo, que interligará a Serra da Calçada à Lagoa dos Ingleses, sendo um trajeto seguro às margens da BR 040. A nova rota compõe o Circuito Vale de Trilhas, uma das parcerias do Projeto Trilhas com a Vale.

Um grande movimento de valorização e estímulo ao esporte de montanha e à integração das pessoas com a natureza, com o envolvimento de empresas, poder público e sociedade civil em ações concretas de recuperação, construção e preservação de trilhas em Minas Gerais. É nesse contexto que nasce o Projeto Trilhas, uma iniciativa que une os desejos dos amigos Fred Lanna e Christian Wagner de transformar a prática do mountain bike numa estratégia de preservar as belezas naturais e potencializar o ecoturismo através do seu uso.

No dia 17 de maio, com o apoio da Vale, o Projeto Trilhas inaugura uma nova rota, a Travessia do Lobo, que conecta a Serra da Calçada à Lagoa dos Ingleses, agregando mais uma entrega de sucesso à trajetória de mais de 10 anos da iniciativa, que já revitalizou mais de 150 km de trilhas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Essa é a primeira conexão que inauguramos em 2025, e é uma trilha importante porque interliga dois pontos que são referência na prática de mountain bike e trekking, dando uma opção para quem hoje utiliza a estrada BR 040 para esse trajeto, melhorando a segurança dos esportistas”, afirma o cofundador do projeto, Fred Lanna.

A inauguração da nova trilha será aberta ao público, seguindo o propósito de que só preserva quem conhece, conforme destaca Fred Lanna. “No dia 17 faremos um café da manhã para apresentar o novo percurso, onde receberemos a comunidade e parceiros locais, e interessados em conhecer o Projeto Trilhas. O nosso desejo é que todas as pessoas saibam da existência da iniciativa, além de conscientizar sobre o uso e preservação das trilhas”, diz Fred Lanna.

O café de apresentação da trilha Travessia do Lobo está marcado para as 8h30, atrás do posto de gasolina Curva Retiro, quando os ciclistas e caminhantes poderão conhecer o trajeto. Haverá também um passeio com PCDs convidados, às 9h, que contarão com equipamentos acessíveis – duas cadeiras “Julietti”, uma hand bike e dois triciclos – e guias treinados para a condução de pessoas com deficiência terem acesso a trilhas e belezas naturais.

Foto: Frank Bitencourt

A trilha Travessia do Lobo faz parte do Circuito Vale de Trilhas, uma parceria importante do Projeto Trilhas com a Vale, cujo objetivo é conectar e compartilhar com a comunidade o acesso a cerca de 650 quilômetros de trilhas, dentro das propriedades da empresa, nos municípios de Nova Lima, Brumadinho, Rio Acima e Itabirito. O percurso é um elo entre rotas já consolidadas, como DH Crazy e Cachorro Lobo, na Serra da Calçada, permitindo retornos ao ponto de partida e conexões diretas com outras trilhas da região da Lagoa dos Ingleses, como Volta da Lagoa, Milk Shake e Véi Doido. “O caminho tem duplo sentido, baixa altimetria e nível técnico intermediário, constituindo uma trilha acessível e democrática, ideal para famílias, ciclistas, caminhantes de diferentes níveis de experiência”, garante Christian Wagner, cofundador do projeto.

Trajetória reconhecida – O Projeto Trilhas nasceu da vontade de Fred Lanna e Christian Wagner de proteger a Serra da Calçada e outros parques e trilhas da região de Nova Lima e Brumadinho, regiões conhecidas por sua quantidade e variedade de trilhas tradicionais para atividades ao ar livre como trekking, caminhadas e mountain bike – fossem reconhecidas como um patrimônio cultural. “Acreditamos que a melhor forma de preservar é através do uso consciente. Começamos, então, a mapear as trilhas, levantar atributos históricos e entender melhor o território, E foi aí que surgiu o Projeto Trilhas, com o lema: só preserva quem conhece. Porque acreditamos que, para proteger, é preciso entender e se envolver, só assim as pessoas se tornam realmente guardiãs desses lugares”, explica Fred Lanna.

Em busca de tornar as trilhas patrimônio cultural de Nova Lima, a iniciativa foi levada ao poder público do município, que reconheceu essa importância e criou o decreto de preservação de trilhas e caminhos (Decreto n° 6.773). Com o decreto, foram tombadas mais de 380 km de trilhas em Nova Lima. Feito extremamente importante para garantir que essas áreas continuem acessíveis e protegidas”, sublinha Fred Lanna.

O trabalho do projeto trilhas consiste em elaborar diagnósticos, mapeamento, sinalização, construção, manutenção de trilhas e consultorias para o desenvolvimento do turismo relacionado ao esporte de montanha, com proposição de trilhas, apresentação de projetos, implantação de circuitos e rotas fundamentadas em infraestrutura sustentável. O Projeto Trilhas visa a construção de trilhas sustentáveis que respeitem o meio ambiente e contribuam para a qualidade de vida da população. O esporte é um estilo de vida e acreditamos na importância de incentivá-lo de forma segura e estruturada para que todos possam usufruir”, convida Christian Wagner.

A estratégia do projeto assenta-se ainda em um forte trabalho voluntário com as populações que vivem no entorno, oferecendo cursos de construção e manejo de trilhas, criação de pista de mountain bike com aulas do esporte para crianças e outras ações que geram senso de pertencimento nas comunidades. “Cada um que conseguimos levar para as trilhas torna-se guardião desses espaços”, conclui Lanna.

Trilhas para Todos, um braço do Projeto Trilhas – Numa proposta inédita de ecoturismo inclusivo em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, o Projeto Trilhas lançou, em março de 2025, o projeto, Trilhas para Todos, em parceria com o C.A.S.A e o Mountain Bike BH com o apoio da Vale, com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas com deficiência às belezas naturais dos municípios da região. Equipamentos adaptados e suporte especializado permitem aos PCDs desfrutar de trilhas e aventuras ao ar livre. Ao todo, o projeto conta com duas “Julietti”, uma hand bike e dois triciclos acessíveis. Os passeios são agendados pelo público em geral, por meio do Instagram @projeto_trilhas.

Serviço

Inauguração Travessia do Lobo

Data: 17 de maio de 2025

Horário: A partir das 8:30h

Local: Atrás do posto de gasolina Retiro das Pedras

Realização: Projeto Trilhas e Mountain Bike BH

Apoio: Vale, Specialized e Br Mania